terça-feira, 2 de julho de 2019

Marie Curie (Maria Isabel Sánchez Vegara e Frau Isa)

Quando outras meninas ainda sonhavam ser princesas, já ela sonhava ser cientista. E, depois de muito estudo e muito empenho, viria a ser a primeira pessoa a receber dois prémios Nobel, acrescentando novos e úteis conhecimentos à ciência através da descoberta da radioactividade.Chamava-se Marie Curie, e esta é a sua história contada aos mais novos.
Há qualquer coisa de encantador na forma como, em tão poucas páginas, estes livros conseguem transmitir o essencial de uma tão vasta história de vida. Isto aplica-se aos outros volumes desta colecção e, claro, a este também. Escrito de forma simples, com ilustrações bonitas e coloridas e um cenário que parece transmitir na perfeição o espírito da época, consegue não só apresentar aos mais novos uma grande figura da ciência como despertar a vontade de saber mais.
Tem também o condão de, visto de uma perspectiva adulta, realçar o essencial. Sim, há certamente muito mais para conhecer sobre a história de Marie Curie (e o mesmo se aplica também aos outros livros desta colecção), mas os passos essenciais estão bem presentes: o sonho, a dedicação, o sucesso através da persistência e a perseverança perante as dificuldades. Junte-se a este percurso essencial os pormenores específicos da história da protagonista e o resultado é um belíssimo equilíbrio: história de uma figura específica que é importante conhecer e reflexão sobre o valor dos sonhos e a importância de lutar para os concretizar.
Ainda um último aspecto que importa referir, também ele comum a todos os livros desta colecção, é a forma como a história parte de uma Marie criança, acompanhando o seu crescimento e depois os seus feitos. Também daqui sobressai a ideia de que o sonho é o princípio e de que o resto é feito de tempo, esforço e principalmente de crescimento. Além disso, ver o crescimento acontecer ao longo das ilustrações pode até criar uma certa sensação de proximidade, lembrando aos pequenos que também eles vão crescer e aos não tão pequenos que em tempos também o foram.
Tudo somado, fica a impressão de um livro simples, bonito e muito interessante, perfeito para gerar curiosidade e dar a conhecer mais uma grande figura - neste caso, da ciência. Cativante, realça o valor do sonho e da persistência, mostrando que o essencial cabe, às vezes, em poucas palavras. Para saber mais, haverá decerto outros livros. Mas este... este é um belíssimo ponto de partida.

Título: Marie Curie
Autores: Maria Isabel Sánchez Vegara e Frau Isa
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário