sábado, 9 de novembro de 2019

O Grande Livro dos Livros

A vida de um apaixonado por livros tem muito que se lhe diga. São os livros que já lemos, os que estamos a ler e a infinita lista dos que queremos ler. São os que nos apaixonaram, os que nos fizeram rir, chorar, passar uma noite sem dormir ou dormir um pouco melhor. São os que emprestámos e não voltaram, os que nos emprestaram, os que demos, os que nos deram... Enfim. Os livros são vida e outra verdade universal dos apaixonados por livros é que, se nos perguntarem qual é o nosso livro preferido, provavelmente o resultado é uma lista. É aos apaixonados por livros que também gostam de listas que este livro se destina.
Um dos aspectos essenciais deste género de livro é que, uma vez preenchido, se tornará certamente um objecto completo e um receptáculo de memórias. E, sendo certo que, como habitual, esta que vos escreve tem uma certa relutância em profanar um livro com a minha tenebrosa letrinha, também o é que, à medida que passava as páginas, dava por mim a preenchê-las mentalmente. Imaginem, então, isto: um livro que se vai tornando nosso à medida que nele registamos o que é especial para nós. E isto tendo por tema o mundo dos livros. Não é encantador?
Mas há mais neste livro do que uma lista de possíveis listas. Além dos muitos espaços para preencher e registar memórias, há um conjunto de cativantes ilustrações, várias citações notáveis e até alguns passatempos literários. Além de se tornar, com o preenchimento, um objecto pessoal, este é também um livro bonito, e bonito desde o primeiro contacto. Agora imaginem se, ao contrário de mim, tiverem uma letra decente: uma vez preenchido, será como um pequeno e bonito cofre para guardar durante muitos anos essa paixão pelos livros que tão bem conhecemos.
É mais que um livro: é um desafio a percorrer as memórias dos livros que nos marcam, e também dos que esperamos que nos venham a marcar, sob a forma de um quase diário de listas para preencher, recordar e partilhar. Se procuram um presente para oferecer aos bibliófilos da vossa vida e não sabem o que escolher porque acham que eles já leram tudo... bem, esta é uma belíssima opção.

Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário