quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Sem Abrigo (Maria Inês Almeida, José Almeida de Oliveira e Cátia Vidinhas)

Esta é a história de um rapaz que, quando era pequeno, acreditava que as pessoas que dormiam na rua escolhiam fazê-lo para ver as estrelas. Mas um dia descobriu que a verdade era bem menos poética. Com a ajuda da família, começou então a entender o que faltava àquelas pessoas e de que formas poderia, à sua maneira, ajudá-las. Descobriu que são pessoas como nós, com os mesmos sonhos e aspirações, mas a quem a vida pregou uma rasteira...
É inevitável não ver como um desafio a ideia de pegar numa realidade tão dura e, a partir dela, construir uma história simples, enternecedora e, principalmente, elucidativa para contar aos mais pequenos. Mas é precisamente a esse desafio que este livro responde, e fá-lo com sucesso. Muito breve e ainda mais simples, consegue, nas suas poucas páginas, construir a história do seu pequeno protagonista e, ao mesmo tempo, ao fazê-lo pensar sobre a vida dos sem-abrigo, transmitir aos leitores essas mesmas importantes reflexões.
Sendo um livro infantil, não surpreende que se cinja ao essencial, dando vida tanto à história como às questões através do equilíbrio entre um texto simples e certeiro e um conjunto de ilustrações tão bonitas como enternecedoras. E é interessante ver como, deste equilíbrio, emerge um outro: é que, aos olhos de um leitor adulto, a leitura acaba por ter o mesmo impacto. Afinal, as questões podem ser simples, mas não podiam ser mais pertinentes: o que levou as pessoas àquela situação? E que possibilidades há de os ajudar?
E, claro, importa olhar para o texto propriamente dito e para a forma como, ao dar voz ao seu pequeno protagonista, a história se torna mais próxima e pessoal. Mesmo para nós que já não somos crianças, é como um recordar de tempos mais inocentes... afinal, há uma estranha beleza triste em imaginar que as pessoas vivem na rua para poderem estar mais perto das estrelas. É mais bonito do que a realidade, não é?
Breve, simples, enternecedor e, acima de tudo, elucidativo: assim é, pois, este pequeno livro que, partindo de uma questão muitíssimo relevante, consegue fazer pensar miúdos e graúdos. E não é isso também parte da magia de um livro?

Título: Sem Abrigo
Autores: Maria Inês Almeida, José Almeida de Oliveira e Cátia Vidinhas
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário