sábado, 30 de novembro de 2019

Retrato (Katia Andrade e António Bessa)

Pessoa e Sophia. Duas vozes maiores da poesia portuguesa encontram-se aqui para servir de base a outro encontro de artes, com a poesia de Katia Andrade a misturar-se com a pintura de António Bessa. Ambos traçam para os seus temas um retrato vivo, ainda que em estilos diferentes. Pois, onde a imagem retratada, em todas as fases de construção, vai ao encontro da imagem dos poetas, já os poemas vão ao encontro da poesia.
Sendo certo que, num livro, o conteúdo é sempre o mais importante, este é um daqueles casos em que o aspecto também deixa a sua marca. Trata-se de um livro realmente bonito, não só pela presença dos quadros, mas também pela própria estrutura: a capa dura, o papel, o tipo de letra. É um livro que, mesmo antes de ler, cativa pela diferença, o que basta para despertar a vontade de o descobrir.
E o que se encontra é, acima de tudo, um livro de contrastes, não só entre as duas artes envolvidas, mas entre tema e autor. Claro que é na poesia que isto mais se destaca, pois tendo embora os poetas a servir de mote, o registo acaba por ser surpreendentemente pessoal e intimista. Como se de alguém a meditar sobre os seus ídolos, mas a reflectir sobre si mesma.
Há dois aspectos a sobressair desta poesia: a estrutura dos poemas e as surpresas que se encontram durante a leitura. A estrutura, porque, apesar de essencialmente breves, com versos bastante curtos e um embalo geralmente bastante simples, nunca fica a sensação de que algo esteja em falta. Muito pelo contrário, não deixa de ser impressionante a facilidade com que evoca uma imagem completa e marcante em tão poucas linhas. Já quanto à surpresa, que consiste essencialmente na inesperada aparição de alguns poemas em francês, poderá deixar alguns sentimentos ambíguos, pois, pese embora a simplicidade da escrita, para quem tiver pouco ou nenhum conhecimento da língua, fica uma parte do livro por entender tão plenamente como o resto.
Breve, mas feito de impressões vincadas, bonito, tanto nas palavras como em tudo o que as complementa e intrigantemente equilibrado entre a visão dos autores que lhe servem de mote e a visão dos autores desta mesma obra, trata-se, pois, de um livro que cativa em forma e conteúdo. E que vale a pena descobrir.

Título: Retrato
Autores: Katia Andrade e António Bessa
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário