segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Harrow County 5 - Abandonado (Cullen Bunn e Tyler Crook)

Emmy sabe agora que não é a única, mas o facto de ter conseguido banir a Família não significa que a paz se instalou definitivamente em Harrow County. A breve trégua permite-lhe, porém, ter finalmente com o Abandonado a verdadeira conversa que nunca teve. E o monstro que se esconde na floresta tem uma história pungente para lhe contar. Tal como Hester Beck, também ele foi em tempos um criador... e também ele pagou um preço elevado. E agora, após ter renunciado à sua identidade, vê-se alvo de atenções indesejadas. Não as de Emmy, que procura respostas, mas as daqueles que, feitos à sua imagem, se recusam a deixá-lo em paz.
Talvez pudesse considerar-se expectável que, ao quinto volume de uma série prevista para um total de oito, as bases do cenário e do contexto em que as personagens se movem estivessem já completamente lançadas, mas a verdade é que não é bem assim. Mais curioso ainda é que isto se revela uma grande qualidade, pois, sempre que julgamos saber já tudo sobre as peculiares circunstâncias de Emmy e de Harrow County, eis que surgem novos elementos e revelações a virar tudo do avesso. Além de tornarem a história completamente imprevisível, estes novos aspectos gradualmente revelados acrescentam complexidade às próprias personagens (principalmente no caso de Emmy, mas não só) e proporcionam uma sucessão de momentos verdadeiramente memoráveis.
Também particularmente notável é a forma como os próprios elementos de horror e sobrenatural se vão também tornando cada vez mais complexos, sem nunca perder, todavia, o factor choque que torna tudo tão intenso. Continuam a manifestar-se as múltiplas entidades estranhas e os momentos mais tensos continuam a resultar numa abundância de movimento e perigo, de morte e sangue. Mas há também algo mais etéreo na natureza destes elementos. Malachi e a família, com os seus poderes e a sua criação quase artística, acrescentam um toque de quase espiritualidade a uma história que vive muito do choque e do horror.
E há contrastes, claro, muitos contrastes. Entre a pacatez aparente de Harrow County e o intenso negrume que se esconde nas sombras. Entre a serenidade inabalável de Emmy e o turbilhão de forças que avançam contra ela. Entre o passado que persiste em voltar e a insinuação de um futuro que, feito de entidades retornadas, tem, ainda assim, de ser diferente. Estes contrastes estão em toda a parte, nos diálogos certeiros, nas mudanças de matiz entre o cenário que rodeia a casa de Emmy e as sombras que se agigantam nos bosques, entre os tons mais batidos das memórias e os rasgos sanguíneos do presente. No movimento palpável da perseguição e na tranquilidade dolorosa de um monstro que lembra. Em toda a parte, portanto: desenho, texto, cor e expressão.
Seria de esperar que, ao quinto volume da série, tudo fosse já relativamente familiar. Mas são tantas as surpresas a emergir do seio dessa familiaridade que, embora as personagens sejam já conhecidas, tudo o mais parece novo e fascinante. É, pois, sempre um enorme prazer regressar a Harrow County, reencontrar a Emmy... e tentar adivinhar o que poderá vir a seguir.

Autores: Cullen Bunn e Tyler Crook
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário