domingo, 19 de janeiro de 2020

Kitty e o Resgate ao Luar (Paula Harrison e Jenny Løvlie)

Todas as noites, a mãe da Kitty sai para viver grandes aventuras com os seus poderes felinos de super-heroína. Mas, embora tenha os mesmos poderes, a Kitty não sente o mesmo entusiasmo, pois a noite escura lá fora desperta-lhe um certo receio. Mas eis que, um dia, aparece um gato à sua janela a pedir ajuda e a mãe da Kitty está ausente. Cabe então à Kitty segui-lo e tentar ajudar a resolver o problema do barulho horrível que vem da torre do relógio. Será um monstro? Um fantasma? Uma coisa é certa: é a promessa de uma aventura.
É difícil falar deste livro sem destacar, antes de tudo o resto, as ilustrações. É que, embora complementem um texto também muito interessante, são mesmo elas o primeiro elemento a chamar a atenção. O contraste entre os laranjas dos felinos, o negro da noite e o branco do luar, bem como a mistura de mistério e de ternura que parece sobressair dos cenários, despertam uma curiosidade praticamente imediata para o mundo da Kitty e dos seus amigos felinos. E, sendo um aspecto tão presente ao longo de todo o livro, é difícil não ver como texto e imagem se complementam para dar forma a um todo maior.
Isto torna-se ainda mais interessante porque, sendo um livro pensado para os mais novos, é também uma história relativamente simples. A escrita é muito directa e a história segue um rumo relativamente linear, mas é tão eficaz o equilíbrio entre a beleza das páginas e a ternura simples da história da Kitty que até aos olhos de um leitor adulto a sensação que fica é a de ter vivido uma aventura. Simples? Sim, mas empolgante também.
E há uma mensagem também: uma mensagem de superação dos medos, de ter coragem porque é preciso e de descoberta de que nem tudo o que se esconde para lá do desconhecido é necessariamente mau - mesmo que seja um som aparentemente horripilante. Junte-se a isto a construção da amizade entre a Kitty e os seus amigos gatos e o resultado é uma lição em forma de aventura.
Cativante, enternecedor e principalmente muito bonito, trata-se, pois, de uma livro simples e muito envolvente, para miúdos e graúdos. E, claro, sendo o princípio de uma série, é inevitável também uma outra impressão: a enorme curiosidade em saber que aventuras irá a Kitty viver a seguir.

Autoras: Paula Harrison e Jenny Løvlie
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário