domingo, 26 de janeiro de 2020

Kitty e o Tigre Dourado (Paula Harrison e Jenny Løvlie)

A Kitty está ansiosa por ver a nova exposição do museu - principalmente a famosa estátua do Tigre Dourado. Além das jóias que a tornam muito valiosa, paira sobre essa estátua uma lenda que diz que quem tocar na pata do tigre verá o seu maior desejo realizado. Ora, na inauguração da exposição, a Kitty dificilmente se poderá aproximar. E o seu gatinho, o Pumpkin, não poderá acompanhá-la. Por isso, decidem visitar o museu durante a noite. Qual não é, contudo, o seu espanto quando a sua visita os leva a assistir, em primeira mão, ao roubo do Tigre Dourado! Resta à Kitty e aos seus amigos felinos seguir o rasto do ladrão e recuperar a estátua antes do dia da inauguração. Ou então todos ficarão muito desiludidos.
Um dos primeiros aspectos a sobressair deste livro - tal como, aliás, no volume anterior - é a componente visual. O contraste dos negros e laranjas consegue transmitir na perfeição não só o ambiente nocturno em que as aventuras da Kitty decorrem, mas também as cores dominantes dos seus amigos felinos. É, afinal, da história de uma super-heroína com poderes felinos que se trata, e gatos não faltam nesta aventura. Assim sendo, é difícil não ficar, logo à partida, com a impressão de que as ilustrações estabelecem o cenário ideal para uma história tão simples quanto misteriosa.
Também a história em si é muito cativante, ainda que o facto de ser um livro juvenil lhe imponha uma necessária simplicidade. Mas se, aos olhos de um leitor adulto, é possível que fique a ideia de que esta aventura podia ser mais desenvolvida, também é certo que o essencial está lá. Há uma aventura, um mistério, um caso a resolver e as medidas certas de acção e de ternura. E, claro, uma protagonista cativante, com um conjunto de aliados eficazes, prestáveis... e fofos.
Tal como no livro anterior, também aqui existe uma mensagem, embora possivelmente não tão vincada. Na primeira aventura da Kitty, destacavam-se a coragem e a força de enfrentar o medo do desconhecido. Aqui, a lição é outra, com a situação da Preciosa e o roubo do Tigre Dourado a realçarem os perigos da ganância. Mas há um elo comum: a Kitty e os seus amigos gatos continuam a ter o tipo de relação sólida e fiável - de quem está sempre pronto a ajudar - que nunca deixa de ser inestimável. E o valor dessa amizade é já, em si mesmo, uma mensagem forte.
Com a sua mistura de aventura e mistério e uma história que é também de ternura e amizade, trata-se, pois, de uma leitura simples mas muito envolvente, sobretudo para os mais novos, mas não só. Cativante pela história, belíssimo nas ilustrações e repleto de personagens interessantes, é sempre um encanto viajar pela noite com a Kitty e os seus amigos gatos.

Autoras: Paula Harrison e Jenny Løvlie
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário