segunda-feira, 6 de abril de 2020

Kitty e a Aventura no Jardim Celeste (Paula Harrison e Jenny Løvlie)

Decidida a apresentar um bom projecto para o jardim da escola, a Kitty está farta de procurar boas ideias. Mas a melhor de todas vem de onde menos espera. A Pixie, uma das suas amigas entre os gatos, falou-lhe da existência de um belo jardim num telhado, mas que não recebe visitantes porque o gato que o guarda é muito hostil. Ainda assim, decidem arriscar uma visita furtiva e o que descobrem é realmente deslumbrante. Mas, desvendado o segredo, também os outros gatos querem lá ir brincar. E são bem menos cuidadosos do que os amigos da Kitty...
Um dos aspectos mais cativantes desta série de livros vem necessariamente das ilustrações. Com os cenários nocturnos e os tons de laranja  a lembrarem as cores de um gato, ao mesmo tempo que conferem à história uma aura de mistério e de aventura, trata-se de um conjunto de livros em que basta o primeiro contacto visual para despertar a curiosidade. São livros bonitos, basicamente, em que as ilustrações complementam e dão vida à história. E, claro, há a abundante fofura dos vários felinos envolvidos nesta história, o que lhe confere também um muito agradável matiz de ternura.
Mais uma vez, também a história é muito cativante, ainda que bastante simples. É uma aventura pelos telhados - ou não tivesse a Kitty super-poderes felinos - que leva as personagens a descobrir novos cenários, a fazer novos amigos e a resolver algumas situações delicadas. Peripécias não faltam, portanto, e embora tudo nos seja contado de forma bastante concisa - importa lembrar que este é um livro pensado para os mais novos - é interessante notar que a leitura nunca deixa de ser empolgante, mesmo a um olhar adulto.
E há ainda a habitual mensagem escondida nos comportamentos e decisões das personagens. Fala do valor da amizade, como sempre, mas também da importância de respeitar os lugares e o trabalho dos outros, bem como da entreajuda, da possibilidade de dar nova vida a coisas aparentemente descartadas e até, ainda que de forma relativamente discreta, da importância de nos abrirmos aos outros. Não faltam boas ideias e bons valores - e isso é também muito importante num livro destes.
Bela, ternurenta, simples e muito cativante: assim é esta nova aventura da Kitty. Uma história que se lê num instante, mas que revela novas surpresas ao virar de cada página. E vale, pois, muito a pena dá-la a ler aos mais novos. E descobri-la também.

Autoras: Paula Harrison e Jenny Løvlie
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário