domingo, 23 de agosto de 2020

A Hundred Million Years and a Day (Jean-Baptiste Andrea)

Desde pequeno, Stan sempre sentiu um grande fascínio pelos fósseis. Sem amigos e com uma vida familiar conturbada, costumava encontrar na pedra, no âmbar e nos antigos espécimes os companheiros que nunca teve. Agora, Stan é adulto e conseguiu tornar-se o que sempre desejara: paleontólogo. Mas a realidade não corresponde exactamente aos seus sonhos. Para fugir às rotinas, decide seguir uma lenda, a história de um antigo dragão cujo esqueleto jaz numa gruta. No cimo das montanhas, contudo, há frio e perigos. A gruta não é fácil de encontrar - nem é fácil entrar nela. E o preço pela sua muito aguardada descoberta... pode ser demasiado elevado.
Provavelmente a maior qualidade deste livro é que, apesar da relativa brevidade, parece conter um mundo inteiro. O mundo de Stan, sobretudo, mas também o mundo branco e desolado do seu destino, e até o passado distante do seu lendário dragão se manifesta. Além disso, a vida e a infância de Stan podem ser o centro de toda esta história, mas as personagens que o rodeiam são também bastante impressionantes nas suas singularidades peculiares.
Também a escrita é particularmente fascinante, com o seu delicado equilíbrio entre as memórias de infância de Stan e a crueldade implacável das montanhas. Stan, a criança e Stan, o explorador são duas pessoas diferentes movidas pelas mesmas aspirações. E, assim, há uma espécie de ligação entre os dois lados da história - um elo nascido das memórias e da passagem do tempo, mas também da mesma voz melancólica e introspectiva que conta esta fascinante história.
Um último detalhe que importa mencionar é o facto de, apesar de ser composto por grandes medidas de tristeza, conflito e devastação, existe também neste livro um pequeno, mas bastante delicioso espaço para o humor. Yuri é uma... personagem bastante peculiar, que, além de acrescentar leveza à história, cria um contraste poderoso, ao dizer as verdades que ninguém quer ouvir e ao ser o ponto de viragem que desencadeia uma mudança colossal nos acontecimentos. Um papel bastante grande... tendo em conta quem ele é.
Tristeza e esperança, memória e esquecimento, um objectivo e a absoluta devastação de um sonho - são estes os elementos que compõem esta história. Um livro feito de sonhos e tragédias, grandes e pequenas, escrito com sentimento, alma... e esperança. Uma magnífica história.

Título: A Hundred Million Years and a Day
Autor: Jean-Baptiste Andrea
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário