terça-feira, 4 de agosto de 2020

Kitty e a Perseguição nas Copas das Árvores (Paula Harrison e Jenny Løvlie)

Desde que começou a viver aventuras ao luar com a sua equipa felina, Kitty sente-se cada vez mais confortável com os seus poderes. E vem aí uma nova surpresa, com a entrada em cena de Ozzy, um rapaz com poderes semelhantes aos da Kitty. Desta vez, Kitty e os seus gatos vão ter companhia na sua aventura... e bem precisam. Há um cão a espalhar o caos na padaria e Kitty precisa de perceber porquê...
Ler as aventuras da Kitty é como um breve regresso a tempos mais inocentes. Tudo nestas histórias é muito simples, desde o motivo da aventura à forma como os elementos peculiares são introduzidos. E, ainda assim, flui tudo de uma forma tão natural que é quase impossível não sentir, durante a leitura, que tudo é perfeitamente possível, incluindo uma menina com poderes felinos e um rapaz com poderes de ave nocturna, capazes ambos de falar com os animais e de resolver, sem que ninguém se aperceba, o tipo de confusão que pode não ser globalmente grave, mas que influencia o equilíbrio das coisas.
Existe também uma boa dose de ternura, a começar pelos gatos da Kitty, passando pela criação de uma nova amizade (altos e baixos incluídos) e sem esquecer os surpreendentemente fofos protagonistas desta aventura específica. Além da aventura em si, esta abundância de afecto consegue reforçar em simultâneo a envolvência do enredo e a sempre presente mensagem positiva sobre a importância da amizade e a construção de laços fortes.
E, claro, as ilustrações são sempre belíssimas, com os seus tons nocturnos e rasgos de laranja felino a dar mais vida a uma história a que, apesar da relativa brevidade, nunca falta movimento e emoção. Além de cativante, trata-se também de um livro visualmente bonito, em que as ilustrações complementam na perfeição a simplicidade do texto.
Simples, ternurenta e visualmente encantadora, trata-se, pois, de uma história que, com o seu equilíbrio entre emoção e aventura, facilmente nos transporta de regresso à infância. E, sendo assim, é também, naturalmente, uma belíssima história para despertar a imaginação dos mais novos. E o gosto pela leitura, claro!

Autoras: Paula Harrison e Jenny Løvlie
Origem: Recebido para crítica

1 comentário:

  1. Nossa, apaixonei, mas o que me chamou a atenção foi a ilustração! Deve ser encantadora! Nah

    ResponderEliminar