terça-feira, 3 de maio de 2022

O Segredo do Bem-Estar Instantâneo (Dra. Olivia Remes)

Atingir um estado de bem-estar na vida é um objetivo praticamente universal, mas nem sempre é fácil concretizá-lo e muito menos mantê-lo. Das pequenas preocupações aos grandes traumas, passando por perdas, separações e inseguranças, são muitos os caminhos que conduzem à ansiedade. Ainda assim, há formas de contrariar essas tendências, e é sobre elas que este livro se debruça, numa visão sucinta mas interessante da ciência das emoções.
O primeiro aspeto a salientar neste livro será inevitavelmente a organização. Dividido em dez temas, parte do aparentemente mais ligeiro e vai avançando para questões de impacto mais profundo, o que permite uma perspetiva de evolução gradual. E, ainda assim, com a sua estrutura comum aplicada à diferentes facetas, cada secção é um todo independente, respondendo a uma pergunta específica.
Sendo um livro relativamente breve, é expectável a sua concisão. E dividido entre a ação básica, as bases científicas e algumas estratégias, consegue, apesar de abranger o essencial, deixar uma certa curiosidade em aprofundar o assunto. Neste sentido, o livro acaba por ser também um bom ponto de partida da perspetiva científica, pois sao inúmeras as referências citadas ao longo do texto.
Claro que, numa abordagem tão breve, poderá ficar porventura a sensação de uma visão demasiado fácil. Mas, olhando bem, talvez não seja bem assim, pois as estratégias podem parecer simples, mas fazem sentido sobretudo de uma perspetiva maior. E, assim sendo, este é, mais uma vez, apenas o ponto de partida.
O que fica, então, desta leitura é a impressão de uma visão sucinta, mas muito clara, sobre os entraves que podem surgir ao bem-estar e como lidar com eles. Sem soluções perfeitas, mas com uma boa base para reflexão e crescimento num caminho que cabe a cada um percorrer. 

Sem comentários:

Enviar um comentário