domingo, 1 de maio de 2022

Verdade ou Consequência (M. J. Arlidge)

A violência parece estar a intensificar-se na cidade, com uma vaga de crimes brutais e sem aparente explicação. E, à medida que os casos se acumulam, a reputação da polícia vai também sendo fragilizada. Helen Grace tem em mãos toda uma sucessão de casos desconcertantes, além de uma perigosa divisão interna provocada pelo seu outrora amante e agora inimigo. A tensão é sufocante. Mas, com o intensificar da violência, começam também a surgir elos de ligação. E o que pareciam ser casos isolados são, na realidade, fios de uma teia complexa.
Parte da grande força desta série - e escusado será dizer que este livro não é exceção - é a inesgotável capacidade de surpreender. Desde as circunstâncias iniciais dos casos aos desenvolvimentos a nível de relações internas, e sem esquecer, naturalmente, a progressão das pistas, tudo é inesperado e impressionante, abrindo caminho a um crescendo de intensidade que faz com que seja praticamente impossível não querer saber o que acontece a seguir.
Outra das grandes qualidades, e também recorrente nesta série, é a construção das personagens. Já são habituais as personagens que é fácil adorar, e outras que adoramos odiar. E Helen Grace é Helen Grace, em toda a sua imperscrutável glória. Mas é também impressionante como cada livro traz à tona novas facetas, novos elos de ligação e novos obstáculos a superar. Tanto nas personagens já conhecidas como nas novas, há sempre desenvolvimentos intensos e uma complexidade subjacente que torna os comportamentos imprevisíveis.
Quando ao caso específico deste livro, importa destacar dois elementos. Primeiro, o equilíbrio entre complexidade e intensidade, que mantém o mistério vivo até ao fim e serve também de base a vários momentos de ação fulgurante. E depois que, ainda que, como é característico desta série o caso tenha uma linha central independente, a história global está longe de estar terminada, o que deixa uma vontade bastante irresistível de ler o próximo volume o mais rapidamente possível.
Intenso e viciante, com um equilíbrio perfeito entre tensões familiares e novos desafios e a imprevisibilidade que tão bem define as bases desta série, eis pois mais um volume que atinge e supera as expectativas. E que cativa do início ao seu poderosíssimo fim. Brilhante, como habitual. 

Sem comentários:

Enviar um comentário