segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Planeta edita dois livros dedicados à língua portuguesa

Sabia que os termos assassino e haxixe estão historicamente relacionados? E que a expressão queimar as pestanas envolve estudantes de outros tempos? e que verdade de La Palice provém de um erro de tradução? E que a frase estar nas suas sete quintas estará associada ao Seixal? e sabia que o doutor da Mula Ruça existiu mesmo e exerceu em Évora no século XVI?
Neste livro analisa-se a história de centenas de expressões populares que há muito se enraizaram na língua portuguesa. Quando surgiram estas frases? Como nos chegaram? Que histórias estão por trás da sua origem? Uma recolha baseada nos mais prestigiados estudiosos que desvenda aspectos curiosos e bizarros do nosso idioma. Uma viagem,afinal, pelo nosso património nacional. Porque a verdade é que - como dizia Fernando Pessoa - a nossa pátria é a língua portuguesa.


Este livro reúne em 201 perguntas as dúvidas mais frequentes de qualquer falante de língua portuguesa. Como se pronunciam certas palavras, qual a adaptação correcta dos estrangeirismos, como se formam femininos e plurais, conjugações verbais irregulares, construções sintácticas e pontuação.
Para cada pergunta, há uma resposta, elaborada por especialistas, exposta de forma clara, simples e inesquecível, acompanhada da regra e de exemplos.
Um livro para falar melhor e transformar cada um de nós num defensor deste património de valor inestimável que é a língua portuguesa.


Sem comentários:

Enviar um comentário