quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Poesia Inglesa - vol. II (Fernando Pessoa)

É um autor que dispensa apresentações. E, contudo, os poemas incluídos neste livro não estarão propriamente entre os seus mais conhecidos. As temáticas, ainda assim, têm a força e a intensidade de sempre e as palavras correm, fluídas, apesar da vasta complexidade dos pensamentos que contêm, proporcionando uma leitura marcante e mais cativante a cada novo poema.
Percorrendo temas tão diversos como a guerra, o encontro de si próprio, a mortalidade e até o amor, cada poema é uma nova fonte de fascínio, uma obra que marca, não só pela fluidez da forma, mas principalmente pelo conteúdo poderoso. São palavras que permanecem no pensamento, que apelam aos mais secretos sentidos da emoção e que, do mais simples ao mais esotérico, deixam sempre algo que marca no pensamento do leitor.
Um livro fascinante, prova de que há muito a descobrir na obra de Pessoa, para lá dos seus trabalhos mais conhecidos. E que, da mais complexa imagem evocada à simples e quase terna evocação da infância, conjuga na perfeição a identidade colectiva de um povo, com os seus aspectos mais pessoais.

Sem comentários:

Enviar um comentário