quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Vìnculo de Sangue (Patricia Briggs)

São fortes as ligações de Mercy Thompson aos seres sobrenaturais. Sendo ela própria um deles, é apenas normal que tenha conhecimentos entre lobisomens, vampiros e seres feéricos. Mas dever um favor a um deles pode trazer muitas complicações e quando Stefan, o vampiro, lhe pede auxílio no que parece ser apenas uma mensagem da sua senhora, mas acaba por se revelar toda uma luta para travar um feiticeiro vampiro controlado por um demónio (sim, o inimigo é mesmo isso tudo), a vida de Mercy e dos que a rodeiam sofrerá grandes alterações.
Se O Apelo da Lua era de leitura compulsiva, este livro transporta o conceito de viciante para todo um novo nível. A história é cativante desde o primeiro capítulo, a acção é uma constante e surpresas e reviravoltas são algo que não falta ao longo desta nova aventura de Mercy. Mas este ritmo intenso e envolvente é apenas um dos muitos elementos que tornam esta série - e este livro em particular - num verdadeiro vício.
Está nas personagens uma das grandes forças desta história. Não só em Mercy, protagonista forte e determinada, mas sem descurar o seu lado humano, particularmente evidente nos pequenos momentos de vulnerabilidade que vão surgindo ao longo da história. Adam e Samuel, com a sua obsessão lupina pela dominância, parecem (e devem parecer) ser, na generalidade do enredo, as figuras mais fortes, mas também eles (e Samuel em particular) têm os seus pontos fracos. São estes, aliás, a dar origem a alguns dos momentos emocionalmente mais marcantes deste livro. E até elementos mais secundários como Warren e Ben revelam uma personalidade complexa, com mais profundidade do que parece à primeira vista.
Toda a abordagem aos diferentes seres sobrenaturais é interessante e se desde o primeiro livro o detalhe das relações de dominância/submissão entre os lobos é algo que chama a atenção, neste livro é a hierarquia e o funcionamento do sistema vampírico a despertar o interesse. A autora apresenta um conjunto de vampiros capazes de viver em sociedade - ainda que numa sociedade muito própria - mas sem afastar a inerente maldade muitas vezes associada a esse ser. E isto torna-se particularmente marcante porque, estando Stefan em destaque neste livro, é deveras intrigante ver as diferenças entre este vampiro e os outros da sua espécie.
A referir, por último, o final. Directo e sem deixar grandes pontas soltas relativamente ao enredo principal deste livro, deixa, contudo, uma certa curiosidade em ver que mudanças se manifestarão a longo prazo, em consequência de alguns dos acontecimentos finais.
Viciante, com uma abordagem muito interessante aos diferentes seres sobrenaturais e uma personagem mais fascinante a cada nova revelação que surge, um livro impossível de largar antes do fim. Muito bom.

1 comentário:

  1. Estou muito curiosa em relação a este novo volume. O anterior surpreendeu-me muito e este promete...

    ResponderEliminar