sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Uma Ponta de Verdade (Jeffrey Archer)

Quinze contos, a maioria dos quais baseados em factos verídicos, constituem este livro, onde a escrita fluída e envolvente do autor dá voz às mais improváveis situações, num cruzamento de simplicidade, calculismo e até mesmo algo de nobreza. E se todos os contos têm, por si só, os seus elementos de interesse, observar a totalidade coesa e cativante de todos estes textos, para formar um livro onde não há nenhuma história que não seja cativante, reflecte também a grande capacidade de contador de histórias de Jeffrey Archer.
No primeiro conto, Preso a Ti, o que começa por ser a descoberta de uma paixão rapidamente se converte num plano para roubar um diamante. Envolvente e escrito de forma fluída, este texto cativa principalmente pelos detalhes do peculiar roubo e pelo imprevisto desenlace da referida paixão. Segue-se O Telegrama de Parabéns da Rainha, um conto sobre a importância de um telegrama de felicitações na vida de um casal, quando ambos ultrapassaram a impressionante idade de cem anos. Trata-se de uma história simples, sem grandes reviravoltas, mas envolvente, de leitura agradável e com uma bela revelação final.
Em Saltos Altos, o que parece ser um incêndio acidental numa empresa familiar acaba por se revelar um esquema bem mais complexo, e alguns pares de sapatos acabarão por ser o elemento crucial da investigação. Interessante e envolvente, uma história intrigante, ainda que o final tenha pouco de grandioso. Encontro às Cegas, por sua vez, relata o encontro entre um cego, que, no seu café habitual, se dedica a assimilar factos sobre os clientes, e uma mulher particularmente encantadora. Um texto relativamente breve, mas que surpreende pelo final.
Querer é Poder é o conto que se segue, e apresenta a clássica história da enfermeira que convence o idoso rico a alterar o testamento em seu favor, deixando-lhe toda a fortuna. Agradável, ainda que sem grandes surpresas, choca principalmente devido ao nível de calculismo da protagonista. Já em O Logro, onde um esquema para levar um ladrão de diamantes a confessar onde escondeu as pedras, é a capacidade de manipulação do prisioneiro interessado em colaborar que surpreende.
I Will Survive apresenta a história de Julian, dono de uma loja de antiguidades e fã de Gloria Gaynor, e de como este homem é ludibriado. Mais um conto interessante, cativante principalmente pela surpresa final, que nos deixa a adivinhar que impacto terá essa revelação sobre o protagonista. Um Bom Olho, por sua vez, conta a história de um pintor de talento invulgar e do destino das suas obras, séculos mais tarde. Interessante principalmente pela descrição dos quadros e pelo papel que desempenham, fica, ainda assim, a sensação de alguns elos em falta.
Segue-se o conto mais longo do livro. Reservado a Sócios fala de como Robin Chapman descobre a paixão pelo golfe, e de como essa obsessão acaba por moldar a sua vida. Com um ritmo agradável e uma intensidade crescente, um conto que, envolvente na sua totalidade, atinge o seu auge nos momentos relativos à guerra. Um Diplomata pouco Diplomático, por outro lado, acaba por apresentar um diferente tipo de aventura, na história de um homem que, depois de uma carreira falhada na diplomacia, decide partir à descoberta... atingindo resultados diferentes dos que esperava. Um conto bastante curioso, principalmente pela forma como uma lei antiga acaba por servir de base a uma situação tão peculiar.
A Sorte dos Irlandeses trata, como o próprio nome indica, da sorte e das suas oscilações, num mundo onde uma decisão errada pode comprometer uma fortuna. Uma história interessante, ainda que num tom algo distante.
Politicamente Correcto parte de um comportamento suspeito da parte de um novo vizinho como impulso para uma importante descoberta, num conto agradável, onde o dever acaba por levar a importantes desenvolvimentos, ainda que bem diferentes dos que o protagonista imaginara.
Entrando no mundo do sobrenatural, Antes o Diabo que se Conhece conta a história de um homem importante que, ante a perspectiva da morte iminente, aceita um pacto com o diabo para trocar de corpo com o jovem recepcionista da sua empresa. Mas o diabo nunca joga segundo as regras... Seguindo a linha habitual deste tipo de história, um conto sem grandes surpresas, mas de leitura agradável e com um final interessante.
Segue-se Lotação Esgotada, onde o último dia de férias de um homem quase sem dinheiro e a sua busca por um quarto onde passar a noite darão origem a um momento inesquecível. Mais um conto sem grandes revelações, mas estranhamente envolvente na forma como um homem e uma mulher aproveitam o melhor um do outro.
E o livro termina com Uma Questão de Casta, a história de Jamwal, que, por ser filho de um marajá, se julga capaz de qualquer conquista amorosa... até ao dia em que encontra a mulher certa. Um conto que marca principalmente pelas diferenças culturais apresentadas e pela fuga ao clássico final feliz.
Como já deve ser claro por esta altura, o balanço final é nitidamente positivo. Com alguns contos verdadeiramente marcantes e nenhum menos que interessante, um excelente conjunto de histórias que, mesmo nos mais simples dos momentos, cativam pela fluidez da escrita. Muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário