quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Inkspell - Sangue de Tinta (Cornelia Funke)

Um ano passado desde as aventuras da Inkheart - Coração de Tinta, a vida de Meggie Folchart parece ter voltado a uma calma normalidade. Até ao dia em que Farid aparece à sua porta, com uma história para contar. É que Dedo de Pó regressou à sua história, mas quem o leu de volta deixou Farid para trás. Além disso, o detestado Basta continua por perto e na companhia da Mortola, que está determinada a conseguir vingança pela morte do seu filho. Agora, o que Farid pede a Meggie é que esta o leia para o interior do Mundo de Tinta. Mas esta é também a sua oportunidade de partir para um mundo que sempre quis descobrir. E as escolhas de Meggie serão o início de uma grande aventura...
É fascinante notar como bastam algumas páginas para retomar a familiaridade com as personagens apresentadas no volume anterior. Há um ano de espaço entre os acontecimentos dos dois livros, mas o essencial de cada personagem permanece igual e são essas características bem definidas que facilitam o retomar da empatia criada no primeiro livro. Personalidades diferentes, figuras peculiares, vilões intrigantes e heróis relutantes moldam uma história de intrigas, de traições, mas também de lealdade e de sacrifício e, claro, dos sonhos e imaginação que dão forma ao conteúdo de cada livro.
Um outro aspecto interessante é o contraste entre os "mundos" dos dois livros. Em Inkspell, o mundo de onde muitas figuras surgiram é agora o destino e há nas semelhanças e diferenças entre o que rodeava Capricórnio e o que é o cenário global do Mundo de Tinta uma série de paralelismos interessantes.
Mas o mundo é apenas uma parte da história e esta é uma história cheia de sonhos e de aventuras. Há um caminho de perigos e de intrigas a percorrer e é fascinante a forma como a autora desenvolve a narrativa entre situações de grande tensão e momentos de uma ternura inocente e tocante. Na verdade, também aqui o equilíbrio entre as diversas personalidades contribui para a força emotiva da história, que culminará num final muito marcante e que muito deixa em aberto para o que virá na conclusão desta trilogia. Há, pois, algo que define a história no temperamento de cada personagem: na necessidade de fazer o que está certo (em Meggie), na lealdade e no instinto protector (Farid), na importância da família (Mo, Teresa e Elinor), na descoberta de algo por que vale a pena morrer (Dedo de Pó) e na força dos grandes valores, mesmo nas piores circunstâncias (a maioria). E isto significa que, ao longo da história cativante que é a aventura de Meggie e dos seus companheiros, há muitas pequenas grandes lições a descobrir.
Fica, portanto, de Inkspell - Sangue de Tinta, a imagem de uma história que, através dos seus heróis e vilões, constrói uma muito interessante visão de acções e valores, uma narrativa cativante onde as pequenas coisas têm, por vezes, tanta importância como os grandes eventos. Foi, por isso, um prazer regressar a este mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário