quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Maria Eugénia - A Menina da Rádio (Rute Silva Correia)

Ficou conhecida como A Menina da Rádio, e os anos que passou como actriz e cançonetista passaram como um sonho. Esta é a história de Maria Eugénia e do seu percurso de vida, antes, durante e depois do sonho do cinema. Retrato de uma figura que ficou na história do cinema português, mas também da pessoa para além da vida pública, e da época em que viveu, esta biografia tem muito de interessante para descobrir.
Contribui para o apelo inicial deste livro a edição cuidada, onde fotografias e cartazes complementam na perfeição o texto que nos conta a vida de Maria Eugénia. Antes mesmo de começar a leitura, é interessante folhear, passar os olhos pelas imagens. E é quanto basta para despertar a curiosidade, principalmente para quem, como eu, pouco mais conhecia que os títulos de filmes como O Leão da Estrela e A Menina da Rádio.
Assim, é particularmente interessante notar como, apesar da relativa brevidade desta biografia, escrita de forma sucinta, mas bastante complexa, fica desta leitura uma visão bastante clara tanto da época como do próprio percurso de Maria Eugénia. Não sendo - principalmente por falta de conhecimento - um tema que me interessasse à partida, foi uma boa surpresa percorrer, ao longo deste livro, um percurso de sucesso, em tempos diferentes. Percurso do qual, se destaca, a capacidade de manter os pés assentes na terra, apesar da fama.
Foi, pois, uma leitura muito interessante, principalmente pela forma como, de forma acessível e bastante completa, a autora apresenta tanto o percurso da actriz como o ambiente geral do tempo em que a sua fama surgiu. Fica, também, a curiosidade em descobrir mais sobre essa época do cinema português.

Sem comentários:

Enviar um comentário