sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Terra Abençoada (Pearl S. Buck)

Para Wang Lung, o Lavrador, é da terra que vem o sustento para si e para o seu velho pai. Por isso, todos os gastos são ponderados e, mesmo ao escolher com quem casar, Wang Lung não procura uma mulher bela, mas alguém capaz de o auxiliar nas tarefas da terra. E tudo parece correr bem. O-lan é uma esposa dedicada: dá-lhe filhos e ajuda-o no trabalho. Mas um dia a fome chega e a única alternativa é viajar para o Sul em busca de uma oportunidade. Aí, começará um caminho de mudanças, da miséria à prosperidade... a uma prosperidade que não basta para conseguir a paz.
Escrito de forma simples e directa, sem grandes elaborações a nível de linguagem, é na visão precisa de uma época e de uma cultura tão diferentes que reside a força deste livro. Questões como a impossibilidade de questionar o comportamento dos mais velhos (mesmo quando este é questionável) e a forma como os casamentos são conduzidos (mais como um negócio que como qualquer associação sentimental) são encaradas com a naturalidade de actos do quotidiano e, ao não formar juízos de valor sobre cada situação, a autora deixa o leitor a capacidade de reagir segundo os seus próprios valores, enternecendo-se ou revoltando-se, consoante as circunstâncias.
Se, analisando o percurso da família de Wang Lung, há muito que propicia à reflexão, mais o há se se considerar o percurso pessoal de Wang Lung e a forma como este condiciona os que o rodeiam. Com a passagem das grandes dificuldades e a ascensão à prosperidade, há uma mudança considerável no rumo do protagonista: se antes o movia a determinação de se arrancar (e aos seus) à miséria em que vivia, começam, mais tarde, a surgir alguns caprichos e, com a nova posição social, vem também o despertar de um certo autoritarismo. Assim, também a própria vida de Wang Lung é feito de contrastes: a imposição de Lotus à sua primeira mulher contrasta com a resignação com que tem de enfrentar a vontade do tio; a submissão à autoridade paterna contrasta com a rebeldia do filho mais novo; e a sua quase devoção à "sua tolinha" contrasta com a indiferença com que lida com todos os restantes. E depois há a dedicação, a obsessão pela terra, sempre a terra, alvo de uma dedicação maior que qualquer dos seres humanos em redor.
É, pois, na forma como a fluidez serena da narração contrasta com as fortes emoções que evoca no leitor, que se encontra o mais marcante deste livro. Uma obra cativante, evocando sentimentos contraditórios para com as personagens e deixando, no final da história, muito sobre que reflectir acerca do tempo e da cultura diferentes que apresenta. Muito bom.

1 comentário:

  1. ELES TENTARAM IMPEDIR VOCÊ DE CONHECER A VERDADE RETIRANDO O SITE DO AR!
    Mas você ainda pode ler o livro mais polêmico e revelador dos últimos tempos!
    = O POMO DE OURO =

    Sinopse: Henrique foi instruído nos mistérios da Maçonaria desde criança e tornou-se um bom Mestre Maçom. Entretanto, por ocasião dos atentados ao World Trade Center, no dia 11 de setembro de 2001, Henrique descobriu coisas tão perturbadoras que fizeram ele se afastar da Maçonaria e isolar-se do mundo, até que sua amiga Eva Cristina foi procurá-lo para ajudá-la a decifrar um código que o pai dela havia deixado numa carta antes de falecer em suas explorações arqueológicas. A partir daí, Henrique se vê obrigado a usar de seus conhecimentos secretos da Maçonaria para ajudar Eva a encontrar e devolver a quem de direito um objeto do qual depende o futuro da humanidade: o pomo de ouro.

    Com uma narrativa dinâmica e envolvente para uma trama repleta de mistério, aventura e reviravoltas, o leitor é apresentado a uma série de contradições envolvendo os atentados de 11 de setembro, se torna conhecedor das mentiras da Igreja Católica e dos mais finos mistérios da Maçonaria, além da interpretação contundente de um conjunto de profecias que parece estar se concretizando a todo o momento em nosso tempo.

    Realidade? Ficção? O Pomo de Ouro é a leitura mais intrigante, misteriosa e polêmica dos últimos tempos. Um livro único e imperdível!

    LEIA 07 CAPÍTULOS DO LIVRO GRATUITAMENTE NO SITE CLUBE DE AUTORES:
    http://www.clubedeautores.com.br/book/115624--O_Pomo_de_Ouro

    ResponderEliminar