segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

A Princesa de Limaland e o Mistério da Profecia (Cláudia Ferreira)

Mais perto, agora, de conhecer a verdade sobre si mesma, Jade começa a habituar-se a viver numa cidade mágica e ao seu papel de filha da rainha, mas continua a sofrer por Santiago, o rapaz que ama e que desapareceu sem deixar rasto. Ainda assim, a vida continua e Jade tem de aprender a viver com os seus problemas, ao mesmo tempo que se adapta a uma nova vida com novas regras. Mas há outros problema a surgir. Sonhos sombrios são o primeiro sinal de que Limaland poderá estar em perigo. E, quando esses sonhos se tornam em realidade, Jade começa a temer a chegada das trevas, sem suspeitar, contudo, de que com a escuridão venha também uma revelação perturbadora.
Mais extenso que o livro anterior e, portanto, com um maior desenvolvimento, quer a nível de acontecimentos, quer de personagens, este livro tem como principal ponto forte o facto de acrescentar novas ideias e novas situações, e várias delas bastante interessantes. Elementos como a vida na nova escola de Jade, ou grandes revelações, como as associadas às capacidades de Jade e aos novos perigos que surgem ao longo do enredo, contribuem em muito para manter viva a curiosidade em saber o que vai acontecer a seguir. Para isso contribui também a escrita bastante simples, mas cativante quanto baste, e o ocasional momento mais emotivo que vai surgindo ao longo do enredo.
Mas continuam presentes algumas fragilidades. Mais uma vez, nota-se algum descuido na revisão, com pontuais erros ortográficos e algumas frases estranhas a surgirem ao longo do texto. E, quanto ao desenvolvimento do enredo, o ritmo continua algo errático, com quase todas as situações a serem descritas de forma bastante apressada e, contudo, com algumas delas que não parecem ser especialmente relevantes para o rumo dos acontecimentos. A sensação que fica, por vezes, é a de momentos em que mais haveria a dizer sobre o sucedido e de outros que talvez não fossem realmente necessários. Esta sensação de uma abordagem algo apressada nota-se também nas tentativas de abordar questões mais profundas, fazendo com que se perca parte do impacto, pois certas decisões e julgamentos parecem também demasiado bruscos.
Também há bons momentos, apesar disso, e o percurso de Jade é interessante o suficiente para manter viva a curiosidade em saber mais, seguindo a sua história até um final que surpreende por ser particularmente interessante. E que, claro, deixa em aberto muitas perguntas para o terceiro livro, mas também o interesse em saber como terminará a aventura.
A impressão que fica é, em suma, muito semelhante à do primeiro volume. Uma história interessante, com alguns momentos especialmente bons e cativante quanto baste, mas onde continua a haver bastante por explorar. Deixa curiosidade em saber mais, e lê-se bem. Mas haveria possivelmente mais a contar relativamente a esta parte da história.

Sem comentários:

Enviar um comentário