quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Judeus Ilustres de Portugal (Miriam Assor)

Alguns são figuras cujo nome, pelo menos, é já do conhecimento geral, enquanto que, com outros, isso não acontece. Mas todos tiveram um papel relevante na ciência, na cultura e nas vida pública do tempo em que viveram. O que este livro apresenta são as breves biografias de catorze figuras que, em tempos de perseguição, ou de relativa paz, tiveram um papel fulcral a desempenhar no rumo da História. E que, por isso, merecem ser lembradas.
Um dos aspectos mais interessantes deste livro é o facto de a autora ter escolhido figuras de diferentes épocas históricas e, consequentemente, cujos percursos se situam em diferentes contextos. Assim, e apesar da relativa brevidade, é possível captar certos elementos da época em que viveram os biografados, o que permite ficar com uma ideia clara de alguns elementos essenciais. Claro que haveria muito mais a dizer sobre o contexto, principalmente em temas como a conversão forçada e as acções da Inquisição ou a posição de Portugal ante as acções do regime nazi. Nestas questões em particular, e por serem especialmente relevantes, seria interessante ver um pouco mais de desenvolvimento sobre a perspectiva global. Ainda assim, é de biografias que se trata e, no que respeita aos protagonistas, a informação essencial está lá.
Apesar de muito interessante, não se trata de uma leitura fácil. Primeiro porque, ao resumir o contexto e ao centrar-se nos protagonistas, surge uma vastidão de nomes, datas e acontecimentos a assimilar, e nem sempre por uma ordem específica. Por outro lado, e, mais uma vez, apesar da brevidade, o estilo de escrita surpreende por ser inesperadamente elaborado, com alguns laivos de poesia, até, o que torna a exposição dos factos um pouco mais densa.
Há, ainda assim, muita informação a retirar deste livro que, para as figuras mais conhecidas, abre portas a um aprofundar de conhecimentos, enquanto que, para as restantes, surge como uma descoberta. E por isso, pelo muito de interessante que oferece ao leitor, compensa amplamente o esforço que exige em tempo e em concentração. Trata-se, pois, de uma boa leitura. E muito interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário