sábado, 18 de janeiro de 2014

Bom Caminho (Fausta Cardoso Pereira)

Não tem de ser por razões de fé nem para pagar uma promessa: fazer o Caminho de Santiago pode ser um desafio e uma experiência de vida. É isso que Fausta Cardoso Pereira conta neste livro em que a sua experiência de duas jornadas, uma vez a pé, outra de bicicleta, serve não só de base para o que se deve fazer antes e durante essa aventura, mas, principalmente, como um olhar sucinto e muito pessoal sobre motivações e vivências.
Sobre este livro, importa dizer, antes de mais, que não é propriamente um guia, pelo menos se a ideia for o habitual guia de viagem. Não é um registo completo de itinerários nem de lugares onde ir, nem é esse o objectivo. O que este livro apresenta é, antes de mais, o percurso pessoal da autora e, nessa perspectiva, é essa experiência o que mais sobressai do livro. Mas acaba por funcionar, apesar disso, como uma orientação básica, quer porque é possível tirar lições das pisadas da autora, quer porque há um trabalho em abordar questões essenciais de preparação e de viagem, bem como uma explicação sucinta do contexto histórico.
Esta informação simples, mas esclarecedora, bastaria para despertar o interesse. Mas o que mais cativa nesta leitura acaba por ser o já referido percurso pessoal, com a forma como a autora se lhe refere, um pouco introspectiva, abrindo portas ao que a chamou ao caminho, ao mesmo tempo que completa a sua experiência com breves relatos de outras vivências, a transmitir uma perspectiva muito interessante do que será fazer o Caminho - e de que razões e pensamentos estarão na mente do peregrino, antes, durante e depois.
Muito breve, mas cativante, este é, pois, um livro que, não sendo um guia exaustivo, nem sendo esse o seu objectivo, desperta curiosidade para a experiência da jornada, relatando, sem esquecer as orientações essenciais, uma vivência pessoal do percurso. Interessante, facilmente desperta curiosidade... para a leitura e para o Caminho. Gostei de ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário