domingo, 5 de janeiro de 2014

O Velho Sábio das Montanhas (Pedro Belo Clara)

Esta é a história de um sábio que, antes de partir para a derradeira jornada, se abre finalmente a transmitir os seus conhecimentos. Ou poderá ser. Mas talvez essa seja apenas uma parte da história. Esta é também a voz dessa sua sabedoria transformada em poema. E, assim, esta é então a história de duas fases que se completam: o conhecimento e a sua base, a narração de um acontecimento e a mensagem subjacente, a fluidez da prosa e a harmonia da poesia. A soma das partes é um todo maior, um equilíbrio bem conseguido. E o resultado é este breve, mas muito interessante, livro.
Tendo como centro a história e a mensagem de um sábio, é difícil não pensar em livros como O Profeta, de Kahlil Gibran. Na verdade, este livro parece moldar-se um pouco na mesma senda, até porque a história do dito sábio é apenas uma parte, sendo a sua mensagem a que verdadeiramente sobressai. Assim, se a história de como o narrador entre em contacto com o conhecimento do sábio cria uma envolvência que atrai para a mensagem, a mensagem em si é o que completa o caminho. Há, pois, um equilíbrio delicado entre as histórias e os poemas, os acontecimentos e a mensagem.
Os poemas e a prosa completam-se, pois. E isto não acontece apenas relativamente ao conteúdo. Também da forma de escrita das duas partes surge uma evidente complementaridade, com a narração um pouco introspectiva da prosa a contrastar com a aparente simplicidade dos poemas. Simplicidade de frases, entenda-se, porque o conteúdo é inesperadamente vasto e há ocasionalmente imagens verdadeiramente bem conseguidas. De algumas, a perspectiva parece ser apenas um fragmento, uma consideração sobre algo maior. Mas a mensagem sobressai, porque é forte, e porque a voz que lhe é dada é muito clara.
Destaca-se, pois, deste livro, o equilíbrio entre todos os seus elementos. A jornada do narrador e a descoberta do conhecimento proporcionam uma história interessante, ao mesmo tempo que a mensagem, mesmo nos seus elementos mais simples, dá muito em que pensar. A soma de tudo isto é, pois, uma boa leitura, cativante e interessante. 

Sem comentários:

Enviar um comentário