terça-feira, 13 de outubro de 2015

Em Português, Se Faz Favor (Helder Guégués)

Dos mais recorrentes aos mais improváveis, há espaço para tudo no que respeita aos erros de português. De ortografia, de pronúncia, de género e número e outros mais, alguns mais óbvios, outros que aparecem onde menos se espera, todos podem - e devem, naturalmente - ser corrigidos. E é para o fazer que surge este livro, útil não só para esclarecer dúvidas específicas, mas também para ficar com uma ideia mais clara do bom uso da língua portuguesa.
Apesar da relevância da informação que apresenta, e da sua inegável utilidade, uma das primeiras particularidades a sobressair neste livro é o tom em que é escrito. Tendo como base exemplos específicos, para os quais apresenta a forma correcta e as devidas explicações, o autor acrescenta-lhes, por vezes, algumas observações pessoais, que, apesar de compreensíveis (principalmente quando se trata dos erros mais óbvios), são, ainda assim, dispensáveis.
Claro que isto não diminui em nada a utilidade e a relevância do livro. E o que é certo é que, com uma organização que torna fácil a procura de uma resposta específica e um conjunto de explicações sucintas (ainda que, num ou noutro caso, não inteiramente esclarecedoras) e de fácil compreensão, este livro é, sem margem para dúvidas, uma ferramenta muito útil para quem procura escrever melhor. Neste aspecto, há, aliás, ainda um outro aspecto positivo: ao não se cingir aos erros mais frequentes, o autor põe em evidência palavras ou formas de escrever uma palavra que, apesar de menos usuais, não deixam por isso de estar correctas. 
Útil, acessível e bastante completo, este é, portanto, um livro que, num registo algo peculiar, mas, no geral, muito esclarecedor, surge como um bom guia para quem quer escrever - e falar - melhor. Interessante e fácil de consultar, um livro que vale a pena ter à mão. 

Título: Em Português, Se Faz Favor
Autor: Helder Guégués
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário