quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Estou Com Medo (Aurélie Chien Chow Chine)

O Gastão é um pequeno unicórnio com uma crina mágica de todas as cores do arco-íris. Mas a magia da sua crina é que muda de cor consoante as suas emoções. Durante o dia, o Gastão gosta de brincar e de passear pela natureza, mas, quando chega a noite e é hora de dormir, chega também o medo do escuro. Que pode ele fazer para ultrapassar o medo? Bem, só tem de encontrar a coragem dentro de si...
Uma das primeiras coisas que importa referir acerca destes pequenos livros é que, embora formando parte de uma colecção maior, são perfeitamente independentes, daí que a pequena apresentação do Gastão seja um elemento repetido. Ora, isto significa que é possível começar por qualquer dos livros e ir descobrindo as emoções volume a volume, ou então escolher uma emoção específica com que é preciso lidar.
É este, aliás, o cerne destes pequenos livros: a descoberta e a compreensão das emoções. Se às vezes nem os adultos conseguem lidar muito bem com aquilo que estão a sentir, mais importante ainda será que as crianças o compreendam. Este livro parte de um exemplo muito simples - e fácil de entender, pois muitos de nós tivemos esse medo em pequenos - e faz dele um ponto de partida para a compreensão de uma emoção. Emoção essa que é natural, pois o medo faz parte da vida, mas que importa compreender e ultrapassar.
E, claro, há a história em si e a forma como as ilustrações simples e fofas (continua a ser a melhor palavra para descrever o Gastão) fazem desta pequena viagem de descoberta uma aventura cativante. É uma visão, simples, claro, mas não deixa de ser eficaz, e a ideia da armadura de coragem associada ao exercício de respiração é também algo muito interessante de se praticar.
Descobrir as emoções, compreendê-las e aceitá-las: é esta a base desta história muito simples, mas muito cativante, sobre um pequeno unicórnio e a sua crina mágica. Um livro encantador para ler aos mais pequenos - e para recordar a quem o lê a importância de compreender o que sentimos.

Título: Estou Com Medo
Autora: Aurélie Chien Chow Chine
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário