segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Sophia, A Menina do Mar (Jorge Lima e Cristina Falcão)

Era uma vez uma menina chamada Sophia que, desde muito pequena, imaginava histórias, personagens e poemas. Uma menina que cresceria para se tornar exemplo, voz e magia, tanto nos muitos livros que deixaria ao mundo, mas também no papel escolhido por si de defender a liberdade. Chamava-se Sophia. Sophia de Mello Breyner Andresen. E esta é a sua história.
Escrever uma biografia pensada para os mais pequenos, e principalmente de alguém tão presente como a autora de histórias como A Fada Oriana, será sempre necessariamente um desafio, pois a história de uma vida é sempre mais vasta do que o que cabe num livro e um livro infantil tem sempre de simplificar. Mas este livro específico consegue um equilíbrio especialmente eficaz, pois realça os factos biográficos essenciais, acrescenta-lhe alguns excertos da obra de Sophia e faz dela personagem de sonho - a mistura ideal para uma história elucidativa e também cativante.
Nem só do texto vive um livro infantil e também aqui há algo que se destaca. É que o estilo das ilustrações, bem como os próprios tons, quase parecem evocar a história da Menina do Mar original. Autora e personagem confundem-se, o que faz com que o livro seja também muito interessante para aqueles que, tendo deixado a infância para trás, encontram nestas poucas páginas um regresso àquelas histórias que lemos quando andávamos na escola.
Há ainda um último aspecto a salientar, que diz respeito à forma como esta pequena história é em si mesma um incentivo a ler mais. Mais Sophia e mais livros em geral, pois a imagem de uma pequena Sophia a encontrar nos livros e na imaginação os mundos de que precisava é algo que todos nós, leitores, conhecemos bem. E que os menos leitores talvez devessem descobrir.
Simples quanto baste, e ainda assim completo no essencial, trata-se, pois, de um livro bonito e cativante para dar a conhecer aos mais novos um dos grandes nomes da nossa literatura. Um bom livro para ler aos mais pequenos e... porque não? Para recordar as histórias que nos marcaram a infância.

Autores: Jorge Lima e Cristina Falcão
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário