quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Estou Triste (Aurélie Chien Chow Chine)

O Gastão é um unicórnio muito especial, com uma crina mágica que reflecte aquilo que está a sentir. Quando está bem, tem todas as cores do arco-íris. Mas, às vezes, adopta a cor das suas emoções. Um desentendimento com os amigos fez com que o Gastão ficasse triste - o que o deixou com uma crina azul e uma nuvem negra na cabeça. O que fazer para afastar essa nuvem?
Compreender as emoções nem sempre é fácil, mesmo para os adultos. Para as crianças, sê-lo-á ainda menos. É precisamente isto que torna a premissa destes pequenos livros tão cativante, pois partem de uma personagem fofa (é a melhor palavra para descrever o Gastão) para explicar aos mais novos as diferentes emoções, o que as faz surgir e como lidar com elas. Claro que de forma bastante simples e sem grandes elaborações (era bom se um exercício de respiração afastasse todas as formas de tristeza, certo?), mas bastante esclarecedora tendo em conta a idade do público-alvo.
Esta simplicidade não se cinge, porém, à visão da emoção. As ilustrações simples, mas (mais uma vez) fofas, dão vida a uma personagem cativante e ternurenta, com o toque de magia da crina a despertar uma certa curiosidade. E também o texto é simples, o que faz deste pequeno livro um bom ponto de partida para pequenos leitores, bem como uma boa história para ler em voz alta.
E, claro, faz parte de uma colecção mais ampla em que cada livro é dedicado a uma emoção distinta, o que significa que fica também uma grande curiosidade em ver de que forma o Gastão lida e descobre as outras emoções. Uma coisa é certa: a sua crina mágica mudará certamente de cor.
Tudo somado, fica uma imagem tão simples quanto enternecedora: a da cativante história de um pequeno unicórnio a tentar compreender aquilo que sente. Como muitos de nós, pequenos... e não só.

Título: Estou Triste
Autora: Aurélie Chien Chow Chine
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário