terça-feira, 22 de outubro de 2019

Into Bones Like Oil (Kaaron Warren)


A Angelsea é uma casa para casos perdidos, para os que não conseguem viver consigo mesmos e, acima de tudo, são incapazes de dormir. É também uma casa cheia de fantasmas. Ao chegar à casa, Dora não sabe realmente o que esperar, excepto talvez algumas horas de sono, algum castigo pelos seus próprios atos e uma fuga da ideia de que talvez seja ela a responsável pela morte das filhas. Mas há uma profunda estranheza em Angelsea – e uma escuridão mais profunda cerca os seus habitantes.
Sendo uma história de fantasmas – tanto dos que vagueiam pelos locais perdidos como dos que deambulam dentro da cabeça de cada um -, uma das grandes forças deste pequeno mas fascinante livro é a aura de mistério que parece envolver tudo. Do aspecto bizarro e ligeiramente decrépito da casa aos enigmáticos rituais do sono, tudo parece conter a sua medida de mistério, o que faz com que seja absurdamente fácil entrar no mundo destas ínsones personagens – e dos fantasmas que as rodeiam.
Também a escrita em si parece reforçar esta impressão de mistério, com as sombras e pensamentos de Dora a dar vida a um cenário em que tudo parece um pouco assombrado. O passado de Dora ganha vida nos seus pensamentos e o fardo que carrega consigo ganha uma nova dimensão com o surgir das grandes revelações. E os fantasmas… bem, os fantasmas estão em toda a parte, e as suas histórias são simultaneamente sombrias e fascinantes.
Cada personagem traz consigo um pesado fardo e uma história estranha, o que as torna mais complexas e também mais vulneráveis. Faz, então, todo o sentido que tudo esteja envolto em mistério e também que nem tudo alcance uma conclusão definitiva. A vida continua sempre após o final de cada história. E este final é particularmente adequado ao percurso que deixou para trás.
No fim, tudo se resume a isto: um livro relativamente breve contendo uma muito impressionante história de fantasmas em busca da redenção. Maravilhosamente escrito e fascinantemente sombrio, um livro para recordar bem depois de lida a última página.

Título: Into Bones Like Oil
Autora: Kaaron Warren
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário