sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Fantasmas, Aparições e Poltergeists - O Sobrenatural ao Longo da História (Brian Righi)

Breve, mas bastante completa, esta é uma abordagem simples ao mundo do sobrenatural. E, como o próprio autor afirma, existem duas formas de entender este livro: os mais crentes ou os mais curiosos poderão vê-lo como um guia de iniciação para aspirantes a caça-fantasmas. Os mais cépticos entendê-lo-ão como uma compilação de ficções, de histórias e de mitos sobre o sobrenatural.
Organizando em capítulos os principais aspectos dos temas abordados, este livro trata, de forma fluida e sem aprofundar demasiado, toda uma variedade de assuntos, desde os principais mitos da vida após a morte, os tipos de fenómenos conhecidos e documentados, as fraudes, as mais famosas histórias de fantasmas e, como não podia deixar de ser, os mais ilustres caça-fantasmas.
A minha posição quanto ao sobrenatural é de algum cepticismo e de muita curiosidade. Assim, entendi e apreciei este livro como uma mistura dos dois aspectos que o autor mencionou: um conjunto de histórias curiosas, mas também uma forma de conhecer um pouco melhor esses inexplicáveis fenómenos.
Para os curiosos do sobrenatural, para quem gosta de histórias de fantasmas, para quem pretende fazer uma pesquisa superficial sobre o tema (para escrever, por exemplo, uma história abordando o sobrenatural), este será, sem dúvida, um bom livro. Para mim, foi bastante útil.

1 comentário:

  1. Na altura enganaram-se no envio do livro e enviaram-me antes outros. Agosra só o deve receber na próxima semana.

    ResponderEliminar