quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Casanova (Andrew Miller)

Com a idade de 38 anos, Giacomo Casanova chega a Inglaterra, para repousar da sua vida de constantes conquistas e agitações. Sob o nome de Chevalier de Seingalt, os seus planos são estabelecer uma vida pacífica e tranquila. Esse plano, contudo, cai por terra quando o sedutor conhece a esquiva e atraente Marie de Charpillon. Por ela, Casanova viverá diferentes vidas e arruinará a sua calma, na obsessão perturbada e decadente de quem julga ter perdido os seus dons.
Este é um livro bastante bem escrito e de leitura acessível. Os seus capítulos de poucas páginas, centrados nos factos iniciais, bem como nas confusas emoções do protagonista, evitam a excessiva descrição que tornaria o livro cansativo. Além disso, a história que conta é bastante curiosa, bem diferente das habituais relações do galã.
Encontro, contudo, um problema. São vários os momentos em que demasiados acontecimentos se dão rápido demais. Demasiado intensiva nas transições que afectam a vida e a personalidade do chevalier, este livro deixa a sensação de que é impossível conhecer e solidarizar-se com a personagem, tão rapidamente ocorrem as suas mudanças e, por isso, apenas no final podemos sentir verddeira compaixão (ou desprezo, dependendo do leitor) para com a figura de Casanova.
É um bom livro? Sim, e o seu final compensa alguns momentos menos bons da sua fase inicial. Ainda assim, não o recomendaria a todos os leitores. Quem está à espera de um livro emocionante, que permita acompanhar de perto as aventuras e seduções do galã, poderá sair desiludido. Eu gostei... mas não o consideraria imperdível.

Sem comentários:

Enviar um comentário