sábado, 5 de setembro de 2009

O Menino e o Cavalo (Rupert Isaacson)

Rupert imaginava o melhor para o seu filho: inteligência, audácia e força. Apaixonado pelos cavalos, esperava que o seu filho seguisse o mesmo caminho. Pouco tempo depois, contudo, os seus sonhos ameaçam ruir quando é diagnosticado autismo ao seu filho Rowan. A partir daí, a sua vida torna-se numa confusão de birras, terapias e frustrações, à medida que Rowan se afasta progressivamente do mundo "normal". E é então que Rupert descobre Betsy e a relação do seu filho com os animais.
Esta é uma história bela e comovente, a história de um casal que se decide a viajar até aos cantos mais remotos do mundo para encontrar uma cura para o seu filho. E, à medida que Rupert nos conta as aventuras da sua viagem, os pequenos sucessos, as grandes frustrações, e todos os pequenos nadas que constituem cada um dos seus dias, vamo-nos deparando com um relato claro e comovente da realidade das crianças autistas.
Para nos trazer a história da sua viagem, Rupert Isaacson não ignora ou minimiza os momentos menos bons. Relata-os, sim, tal como foram, desde o comportamento arrogante das pessoas que confundem o problema de Rowan com excesso de tolerância da parte dos pais, à estranheza e, por vezes, repulsa, que lhes inspiram os rituais xamânicos que procuraram na Mongólia. E é isso que torna este livro tão tocante. É como se, em cada página, acompanhássemos, nós também, a busca de Rupert e Kristin de uma cura para o seu filho.
Este é um livro profundamente real e transbordante de emoção. E é por isso que julgo que todos deviam ler este livro, independentemente da sua vertente literária. Porque esta é uma história que merece chegar a todos.

1 comentário: