segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Alex 9 - A Guardiã da Espada (Martin S. Braun)

Dois planetas similares, mas em diferentes etapas de desenvolvimento. Duas guerras intensas e perigosas. Uma profecia desconhecida. E Alex 9, a guerreira de elite que parece desencadear, com a sua chegada, uma série de reacções e eventos.
São estes os pontos de partida para uma história envolvente e original, que, escrita num estilo simples, mas muito próprio, agarra o leitor desde a primeira página. Trata-se de um livro onde a acção é uma constante e que, através dos múltiplos pontos de vista que expõe, nos permite apreciar em pleno a sua mistura de elementos de ficção científica com as características da fantasia medieval e da cultura oriental.
Como livro que se centra na acção, o que vemos em Alex 9 - A Guardiã da Espada é, fundamentalmente, um desenrolar de acontecimentos. E isso leva-me ao único elemento de que senti falta: um maior aprofundamento das particularidades físicas e de carácter das personagens, que me poderia levar a identificar de forma mais completa com alguns deles e, portanto, a apreciar mais a leitura.
Concluindo: um bom livro, bem adequado ao seu público alvo (mas não só), principalmente porque, com o seu ritmo intenso, nenhum leitor o consegue largar antes do fim. E é esse mesmo fim, surpreendente e intrigante, que nos deixa com vontade de conhecer o muito mais que há para contar sobre este mundo.
Eu, por cá, fico à espera do próximo volume.

Sem comentários:

Enviar um comentário