segunda-feira, 21 de setembro de 2015

500 Erros Mais Comuns da Língua Portuguesa (Sandra Duarte Tavares)

Erros. Já todos nos cruzámos com eles. Seja a gralha que escapou por distracção, o mais flagrante erro ortográfico num qualquer cartaz ou até aquela palavra que alguém pronuncia de uma forma muito estranha. Alguns são facilmente reconhecíveis. Outros nem tanto. Mas, mais ou menos frequentes, mais ou menos evidentes, é importante reconhecê-los e corrigi-los. E, para esse fim, este livro é um óptimo guia.
Sendo, acima de tudo, uma listagem de erros, com as devidas correcções e explicações, este é um livro em que um dos principais pontos fortes é a forma como está organizado. Não por tipo de erro, ainda que o tipo seja identificado em cada caso, mas antes por ordem alfabética, permite, numa consulta rápida, encontrar facilmente aquilo que se procura. Além disso, a explicação sucinta que é apresentada permite uma fácil compreensão.
Claro que, se se estiver a ler o livro de ponta a ponta, há erros bastante semelhantes e, nestes casos, também as explicações são parecidas. Mas, tendo em conta o tipo de livro, esta repetição de ideias faz sentido, já que facilita a consulta quando se procura apenas um caso em particular. Além disso, através desta repetição é também possível identificar uma série de padrões, o que acaba por facilitar também a memorização das regras que definem as formas correctas.
O outro grande ponto forte é o facto de ser um livro bastante completo. Não, as explicações não são exaustivas, nem parece ser esse o objectivo. Mas, ao apresentar um grande conjunto de erros - muitos dos quais ocorrem frequentemente - , a autora faz deste livro um bom ponto de partida para tirar dúvidas, sendo bastante provável que, algures entre os quinhentos erros aqui listados, seja possível encontrar a resposta para várias dúvidas recorrentes.
A impressão que fica é, por isso, a de um bom guia para esclarecer umas quantas dúvidas de português, para corrigir erros frequentes e, nalguns casos, para ficar com uma ideia mais clara do porquê de se escrever de uma determinada forma. Interessante e muito útil, um livro que recomendo.

Título: 500 Erros Mais Comuns da Língua Portuguesa
Autora: Sandra Duarte Tavares
Origem: Recebido para crítica

2 comentários:

  1. Muito obrigada, Carla!! Um grd beijinho!!
    Sandra Duarte Tavares

    ResponderEliminar
  2. Vi a reportagem sobre o livro e fiquei curiosa. Na minha opinião, grande parte dos erros devem-se às atualizações feitas à língua (por exemplo o novo acordo ortográfico, que não foi bem recebido por todos). Contudo, os exemplos no livro dão que pensar...

    ResponderEliminar