domingo, 8 de julho de 2018

O Poder da Música (Osseily Hanna)

A música tem o poder de romper todas as barreiras - mesmo em zonas de conflito, de pobreza ou de divisão. E é esta certeza a base do percurso do autor, que, visitando diferentes regiões do mundo, apresenta aqui vários grupos e pessoas que, através da música, encontraram uma forma de contribuir para um mundo melhor e para uma melhor convivência. Histórias de força e de beleza encontradas nos cenários mais difíceis - e que, por isso, é tão importante conhecer.
Sendo tão vasto o mundo e tão complexos os conflitos e divisões que nele existem, é apenas natural que uma das primeiras impressões a surgir desta leitura seja a de que qualquer das suas histórias bastaria para dar um livro. As complexidades do contexto, as dificuldades, os estigmas e preconceitos e a ameaça da violência são algo de tão presente na vida destas pessoas que, para compreender a fundo aquilo que fazem, seria provavelmente necessário dizer ainda muito mais. Ainda assim, o fundamental está lá e, destes capítulos relativamente breves, mas muitíssimo bem construídos e capazes de transmitir uma visão global bastante clara, fica-se com uma muito boa ideia da coragem e da magia que estas pessoas estão a operar no seu recanto do mundo.
Além disso, se cada percurso é um todo em si mesmo, há uma imagem global que emerge desta leitura do conjunto: a forma como a música pode influenciar para melhor todo o tipo de contextos e condições. As dificuldades existem, e não desaparecem por magia, mas a forma como a música molda a vida destas pessoas em algo de melhor é realmente um poder mágico, e o autor transmite este poder na perfeição.
Fica, claro, a vontade de saber mais sobre estas pessoas e os seus projectos, bem como o próprio ambiente em que se movem. Mas há uma precisão na forma como o autor conta as coisas que, associado a um registo pessoal, assente nas suas próprias experiências do local, que torna tudo muito nítido, realçando o que cada história tem de mais único e também o que tem de mais universal.
Tudo somado, fica a imagem de uma leitura cativante e, principalmente, de um livro capaz de realçar a união num mundo repleto de divisões. Uma união construída a partir da música, e que enfatiza, acima de tudo, o que as pessoas têm em comum, e não o que as separa. Interessante e pertinente, uma boa leitura, em suma. 

Autor: Osseily Hanna
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário