domingo, 1 de julho de 2018

Porque Me Orgulho de Ser Português (Albino Forjaz de Sampaio)

Os feitos, os heróis, as belezas naturais e as artes e lavores característicos do país. A grandeza, em suma, louvada em toda a parte. É este o Portugal que motiva o orgulho tão eloquentemente descrito neste livro originalmente publicado em 1926. E, sendo certo que os tempos mudaram e. com eles, as mentalidades, não deixa, ainda assim, de ser muito pertinente este olhar ao orgulho pátrio de outros tempos. Porque, afinal, muitos destes motivos de orgulho permanecem.
Sendo certo que o mais importante de um livro é sempre o seu conteúdo, o que acontece com este peculiar pequeno volume é que o primeiro elemento a cativar é a componente visual. Trata-se, inegavelmente, de um livro bonito, e basta esta primeira impressão para despertar a curiosidade, pois bastam as várias ilustrações para trazer ao pensamento os vários elementos que, ao longo do texto, vão sendo louvados. 
E, sendo também verdade que, às vezes, uma imagem vale por mil palavras, neste caso as palavras são igualmente marcantes. A escrita é eloquente, entusiástica nos louvores, expressiva nas impressões causadas pelos vários feitos, lugares e figuras que vão sendo descritas em cada capítulo. É fácil imaginar este livro a ser lido como um discurso elogioso e a expressividade que lhe confere este tom peculiar torna as impressões ainda mais vincadas. Pois há toda uma espécie de vigor patriótico a definir este pequeno livro - e uma visão que, apesar de pertencente a um tempo distinto, contém, ainda assim, algo de intemporal.
Nem tudo, claro. Houve coisas que mudaram com a passagem das décadas e, por isso, é inevitável a sensação de estar a olhar para um país muito diferente daquele que conhecemos hoje. Mas, se tivermos em conta a época em que foi escrito, mais que a sensação de uma leitura datada, fica a de uma viagem a um passado que ainda não é assim tão distante - com divergências, sim, mas também com muito ainda bem presente.
Expressão de orgulho patriótico, mas, principalmente, louvor a um país que pode ter sofrido algumas mudanças, mas que mantém ainda muito do essencial, trata-se, pois, de um livro que, fruto do contexto do seu tempo, contém, ainda assim, uma paisagem intemporal. Bonito, cativante e com uma expressividade notável, uma boa leitura.

Autor: Albino Forjaz de Sampaio
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário