segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Autobiografia (José Luís Peixoto)

José é um escritor em crise, assombrado pela existência do seu primeiro romance e pela certeza de que só o segundo o poderá libertar, se ao menos for capaz de o escrever. É neste contexto que lhe surge uma proposta redentora: escrever uma biografia - aliás, texto ficcional de cariz biográfico - de Saramago. Parece um avanço promissor, mas, perdido na sua própria vida, as palavras persistem em não sair. E há ainda outra sombra que paira, ominosa: Saramago sabe um segredo sobre José.
Parte do que torna este livro tão memorável é a forma como a narrativa parece equilibrar-se num registo simultaneamente intimista e misterioso. Há segredos meticulosamente guardados, dívidas cobradas com recurso à força e até um caminho de auto-destruição, entrelaçados num percurso de descoberta interior, não necessariamente redentora, mas esclarecedora, ainda assim. E isto cria um embalo em que facilmente se mergulha, como que uma harmonia intangível cujos elementos são difíceis de apontar, mas cuja presença se sente.
Há também um lado quase onírico na construção desta narrativa, não só na forma como algumas personagens sabem coisas que talvez não devessem saber, mas também na aparente impossibilidade do grande segredo. A revelação prometida é toda ela uma surpresa, mas o que realmente marca é o facto de, embora inefável, fazer um estranho sentido à luz deste percurso.
E, no meio de tudo isto, está Saramago, autor e personagem, portador das grandes respostas e das perguntas que ficam em aberto. Pois nunca faria sentido um final absolutamente conclusivo numa história com tantas possibilidades paralelas, e, assim sendo, é absolutamente adequada a forma como tudo se encerra.
Enigmático - e estranhamente fascinante nos seus enigmas - trata-se, pois, de um livro feito de segredos e possibilidades: os segredos de um autor em desenvolvimento e as infinitas possibilidades da literatura. Misterioso, intimista e inesperadamente harmonioso, um livro que recomendo sem hesitações.

Título: Autobiografia
Autor: José Luís Peixoto
Origem: Recebido para crítica 

Sem comentários:

Enviar um comentário