quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Miúdos Contra o Plástico (Martin Dorey e Tim Wesson)

É o mais actual dos temas: o excesso de plástico e a forma como vai parar ao mar, causando graves danos às espécies marinhas. E, como despertar consciências começa desde pequeno, este livro propõe um desafio aos mais novos: ser um super-herói em dois minutos, combatendo o plástico em cada faceta do dia-a-dia e sem gastar demasiado tempo. Com um conjunto de missões e de pontos de aprendizagem, lança desafios simples mas pertinentes e abertos tanto a crianças como a jovens e adultos.
Uma das primeiras coisas que importa salientar sobre este livro é que, embora claramente pensado para leitores mais jovens, levanta questões que são - ou deviam ser - relevantes para todos nós. E, embora a estrutura reflicta bem o seu público-alvo, com os seus pequenos super-heróis, a explicação concisa das coisas e um conjunto de desafios que se debruçam principalmente sobre o ambiente escolar e a contexto familiar, é possível retirar ideias e conceitos independentemente da idade de quem lê este pequeno livro. Afinal, o plástico é um problema de todos, e muitos destes pequenos gestos podem, de facto, ser feitos por todos.
Mas é, sim, um livro juvenil. E, por isso, importa realçar também a construção do livro. Cheio de cor e escrito num registo leve e cativante, torna o combate ao plástico uma aventura divertida. E, além do mais, ao explicar de forma simples os conceitos essenciais, como os tipos de plástico, a forma como o lixo é tratado e as dificuldades de reciclagem dos diferentes materiais, as ideias tornam-se mais fáceis de assimilar. Além do sempre benéfico efeito secundário de despertar a curiosidade em aprofundar conhecimentos acerca destes temas.
É, acima de tudo, um desafio colocado aos mais jovens: combater o plástico e ajudar o ambiente. E um livro cheio de matéria interessante, desafios engraçados e uma mensagem global que dificilmente poderia ser mais positiva. Muito interessante, em suma.

Autores: Martin Dorey e Tim Wesson
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário