sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Os Imortalistas (Chloe Benjamin)

Quando os rumores da existência de uma mulher capaz de prever com exactidão a data da morte dos que a visitam chegam aos ouvidos dos quatro irmãos Gold, estes estão longe de imaginar de que forma essa visita irá moldar todo o seu percurso. São apenas miúdos intrigados pelo sobrenatural, mas partem da casa da vidente com uma presença que nunca mais lhes sairá do pensamento. Embora unidos, Klara, Simon, Varya e Daniel são muito diferentes, e a sombra ominosa das suas respectivas datas fará com que os seus caminhos divirjam - e a sua sólida união se desfaça.
Basta a premissa deste livro para tornar este livro marcante: o que faríamos nós se soubéssemos o dia em que vamos morrer? É uma pergunta complexa e um intrigante ponto de partida para a história destes quatro irmãos. Mas o que começa por um contacto com o sobrenatural não tarda a transformar-se em algo mais profundo e enraizado na vida, pois a data pode ou não estar certa, a vidente pode ou não ser genuína, mas cada um dos irmãos tem uma vida para viver à sombra deste conhecimento. E fazem-no de maneiras tão distintas como impressionantes.
É também um livro que surpreende pelo contraste entre serenidade e sentimentos fortes. Os grandes momentos dramáticos são apenas ocasionais, resultado, em grande parte, das escolhas de vida pública que alguns dos irmãos fizeram. Os verdadeiramente emocionantes, porém, vêm com uma calma melancolia que contrasta com esses picos de intensidade. A escolha de vida contrasta com o momento da morte, o percurso com o destino. E esta vaga melancolia em tom de tragédia anunciada faz com que cada personagem deixe também uma marca profunda na memória de quem lê as suas histórias.
Há como que uma estranha resignação a transparecer desta história, não só do percurso das personagens, mas também da própria escrita. Estranha, porque não significa desistência, mas antes a aceitação mais ou menos dolorosa de um facto inevitável: ninguém vive para sempre. E, cada um à sua maneira, Klara, Simon, Varya e Daniel encontram formas de deixar a sua marca no mundo - pelo menos no mundo dos que lhes são mais próximos. No fundo, é isto mesmo que mais marca: a forma como estas quatro personagens tão fascinantes quanto imperfeitas se encaminham para um destino anunciado sem nunca deixar de fazer as suas próprias escolhas ao longo do caminho.
Vagamente melancólico, mas muito, muito marcante, eis, pois, um livro que é, simultaneamente, romance e reflexão, descoberta e resignação, vida e morte na história das suas personagens. Maravilhosamente escrito e com um quase palpável equilíbrio entre melancolia e desafio, um livro que se entranha aos poucos na memória do leitor... para depois se lhe enraizar no fundo do coração.

Título: Os Imortalistas
Autora: Chloe Benjamin
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário