quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Porque Não Dormem os Gatos? (Fernanda Freitas e Sérgio Condeço)

Algo se passa esta noite: não há maneira de os gatos adormecerem! Porquê? Será da luz? Da conversa?Dos ruídos e distracções? Dormiram demasiado durante o dia? Ou será que lhes falta alguma coisa? Os gatos têm resposta para tudo. Até para o porquê de ainda não conseguirem dormir. Porque não dormem, então? Na verdade, é muito simples...
Quando se lê um livro para crianças, esperam-se, à partida, certas coisas: simplicidade, cor, uma história cativante e, talvez, uma certa dose de ternura. Mas o melhor de tudo é quando uma história consegue ser simultaneamente interessante e educativa. É o caso deste livro que, através de uma agradável conversa com um grupo de gatos sem sono, consegue transmitir na perfeição um conjunto de conselhos e regras respeitantes à necessidade de dormir bem. E sim, isto é particularmente importante no caso das crianças, e é a elas que estes conselhos se dirigem, mas alguns deles podem também ser bem úteis a adultos com insónias.
Outro aspecto que sobressai ao ler esta pequena história é que a forma como é contada a torna perfeita para ler antes de dormir. Porquê? Porque a conversa entre o narrador e os gatos facilmente se imagina lida em voz alta, imitando vozes, até, e o registo leve, divertido e com uma certa cadência rítmica confere as palavras um certo embalo.
E depois há a cor de um conjunto de ilustrações que quase parecem retiradas de um sonho. Os gatos deste livro não são gatos normais: são gatos cheios de cor, ligeiramente estranhos e muito intrigantes, como aqueles que poderíamos ver num sonho qualquer. E que melhor forma de adormecer do que partindo já de uma espécie de sonho? Também as imagens contribuem para esta interessante história sobre o sono, que, embora naturalmente simples, parece perfeita para adormecer.
Colorido, didáctico e, acima de tudo, muito cativante: é esta a imagem que fica deste pequeno livro, perfeito para ler aos mais pequenos à hora de dormir... ou para ler simplesmente porque vale a pena.

Autores: Fernanda Freitas e Sérgio Condeço
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário