domingo, 15 de setembro de 2019

O Caçador (Lars Kepler)

As autoridades suecas têm um problema delicado em mãos: o ministro dos negócios estrangeiros foi encontrado em casa, brutalmente assassinado e com uma prostituta como única testemunha do crime. Inicialmente, tudo parece apontar para um ataque terrorista, o que deixa as autoridades em alerta máximo, mas há qualquer coisa que não bate certo. E, com as explicações a escassear e uma sensação de perigo iminente, a polícia vê-se obrigada a pedir ajuda a Joona Linna, que se encontra a cumprir pena numa prisão de alta segurança. Estão dispostos a prometer muito - e a cumprir apenas parte. Mas, quando as coisas começam a complicar-se, cedo percebem que Joona é a melhor opção que têm.
Parte do que torna este livro tão cativante é o facto de ser uma constante sucessão de surpresas. Começa com um momento de brutalidade, abrindo depois espaço a possibilidades mais amplas às quais se sucede uma sequência de pistas, erros e novas pistas. O resultado é uma ânsia quase irresistível de descobrir o que acontece a seguir, que segredos se escondem atrás desta envolvência de acção constante e quem é, afinal, o responsável por tudo o que está a acontecer.
Para este ritmo viciante contribui também o facto de a história se dividir entre a perspectiva de várias personagens. Além de realçar as características que as individualizam - principalmente nos casos de Saga e Joona, mas também no que diz respeito às potenciais vítimas e culpados -, constrói uma visão mais vasta da teia de interesses e movimentações. A questão do terrorismo lança uma nova luz sobre certos sectores da autoridade. E o mistério dos "coelhos" abre espaço a uma também intrincada teia de acções passadas - e consequências presentes.
Tudo parece convergir num equilíbrio eficaz, em que há novos desenvolvimentos para as personagens já conhecidas e um percurso intenso e surpreendente para os protagonistas deste caso específico. Fica, por isso, a sensação de que é perfeitamente possível ler este livro sem ter lido nenhum dos anteriores - mas que a história terá um impacto ainda maior para quem tiver acompanhado a série desde o início. E o mesmo se aplicará provavelmente ao seguinte, já que o caso central deste livro encontra uma conclusão satisfatória, mas as possibilidades para Joona Linna continuam a ser vastíssimas.
Com um enredo viciante, personagens fortes e uma constante sucessão de reviravoltas, eis um livro que prende desde as primeiras páginas e não deixa de surpreender até ao fim. Intenso, surpreendente e viciante, um livro capaz de cativar de novos leitores, mas que também não desiludirá os fãs de Joona Linna. Muito bom.

Título: O Caçador
Autor: Lars Kepler
Origem: Aquisição pessoal

Sem comentários:

Enviar um comentário