sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Pequenos Truques, Grandes Ideias

Truques de beleza, de cuidado, remédios caseiros para pequenos desconfortos e até formas de tornar uma refeição mais apetecível: de tudo isto é feito este pequeno livro que, relembrando velhas e valiosas dicas, transporta para actualidade os truques e dicas de antigamente. Simples? Pois claro, e é simplicidade que se pretende: a mesma simplicidade que torna este breve livro tão útil.
Dificilmente um título podia ser mais claro do que o deste livro, pois descreve na perfeição o conteúdo: um conjunto de pequenos truques para lidar com certas dificuldades da rotina quotidiana. E, sendo muitos destes truques parte da sabedoria popular, é inevitável ficar com este sentimento ambíguo: talvez fosse interessante associar uma história a estas dicas. Não é, porém, esse o objectivo. O objectivo é reunir conselhos úteis. E isso é algo que não falta neste pequeno livro.
Importa também salientar a organização do livro. Dividido em três secções, cujo conteúdo surge, por sua vez, disposto por ordem alfabética, é um livro de fácil consulta caso se procure uma solução específica. Além disso, e uma vez que são dicas muito sucintas (afinal, é isso mesmo que se pretende) esta organização por temas permite uma mais fácil assimilação destas tão simples e curiosas ideias, pois as que se aplicam a uma mesma área são bastante fáceis de situar.
Mais do que um livro para ler de uma assentada (embora fazê-lo deixe uma interessante imagem da vastidão de truques e mezinhas que perduraram ao longo dos tempos), trata-se, pois, de um livro útil para consultar ante problemas específicos. É essa, aliás, a sua maior qualidade: o conjunto de soluções simples e úteis que apresenta para as dificuldades do dia-a-dia.

Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário