domingo, 17 de maio de 2020

Esperarei por Ti Toda a Vida (Megan Maxwell)

Desde pequena que Montse sonha com um imponente castelo e com um majestoso highlander. Foi essa uma das razões que a levou a mudar-se para longe. Não imagina, porém, que o seu sonho está bem perto de se tornar realidade. Durante umas férias na Escócia, Montse e as amigas visitam uma feira medieval. Aí, encontram uma cigana que foi, em tempos, mentora e amiga de Montse e que lhe confere, por isso, três desejos. E é o desejo de aventura e de amor de Montse que a leva inesperadamente para o passado... e ao encontro do highlander dos seus sonhos, que é muito mais complexo e temperamental do que ela imaginava.
Parte do que torna esta história tão cativante é o estranho equilíbrio que constrói entre o expectável e o inesperado. Sendo uma história de amor entre personagens de séculos diferentes - o que implica viagens no tempo e regressos ao futuro -, há certas coisas que não são muito difíceis de prever. Ainda assim, se os resultados são relativamente fáceis de adivinhar, já o caminho está cheio de pequenas surpresas, não só a nível de desenvolvimentos, mas sobretudo a nível de emoção e de humor.
Além das linhas essenciais, também a escrita é relativamente simples, centrando-se bastante nos acontecimentos e nos diálogos, ainda que haja espaço para a ocasional descrição da beleza dos cenários. É um registo eficaz, pois confere leveza à leitura, além de realçar o impacto dos grandes momentos - sejam eles uma grande declaração de amor ou o confronto com uma arquirrival que passa de vilã de filme a algo de muito diferente.
Mas é nas personagens que está a grande força. Podem não ser as figuras mais complexas à face da terra, mas também estão muito longe de ser simples. Declan Carmichael carrega o peso da perda e de uma maldição ancestral (sobre a qual fica, é certo, uma ligeira curiosidade insatisfeita, mas cujos aspectos essenciais estão lá). Montse pode parecer uma mulher descontraída, mas traz consigo as sombras do passado e o tipo de insegurança que isso implica. E quanto à sua relação com as amigas... bem, é deliciosamente divertida. E até mesmo um pouco inspiradora.
Leve e cativante, com uma história divertida e emocionante e um conjunto de personagens tão peculiar quanto memorável, trata-se, pois, de uma leitura ligeira mas muito empolgante. Uma história que, embora nem sempre surpreenda, lembra com toda a precisão que essa coisa do amor é, de facto, intemporal.

Autora: Megan Maxwell
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário