sábado, 29 de maio de 2021

O Dilema (B. A. Paris)

Livia passou grande parte da sua vida adulta a planear a festa do seu quadragésimo aniversário. Não tendo tido o grande casamento que sonhava, quer compensar, de alguma forma, essa ausência dando uma grande festa para todas as pessoas importantes da sua vida. Só que há sombras a pairar sobre o seu grande dia. Os últimos meses trouxeram-lhe uma série de descobertas dolorosas e um segredo que tem vindo a adiar contar ao marido, pois sabe que mudará para sempre a vida de ambos. Só que também Adam acaba de ficar com um segredo terrível nas mãos. A filha, que estava a estudar em Hong Kong, tinha planeado aparecer de surpresa na festa da mãe e Adam era o único a saber. Mas o plano acaba de correr dramaticamente mal e também Adam tem de dizer a verdade a Livia. Mas como? E quando? As horas vão passando e os silêncios adensam-se. E, depois de tanto silêncio, poderá a relação de ambos subsistir?
Uma das primeiras coisas a destacar sobre este livro é que, apesar de toda a história gerar em torno de segredos e mentiras, foge em quase todos os aspetos ao mistério convencional. Tanto Livia como Adam, cujas perspetivas acompanhamos ao longo de toda a história, têm segredos guardados e verdades que, quando vierem à tona, causarão surpresa e perturbação. Mas, mais do que um grande mistério, é em torno da vida deste casal e das consequências que estes grandes segredos terão para ambos que todo o enredo gravita. E, assim, embora viciante como um policial e surpreendente a cada novo capítulo, é uma história mais pessoal e emotiva do que à primeira vista seria de esperar.
O que me leva, claro, a outra das grandes qualidades desta história: a voz com que é contada. São as vozes de Adam e Livia, o que significa que os sentimentos estão sempre à flor da pele. E são também as vozes de pessoas com uma grande dose de culpa e de tormento interior, o que significa que é vastíssimo o leque de sentimentos fortes a surgir ao longo da leitura. Das pequenas irritações às grandes aversões, da incompreensão à profunda empatia, de um desespero que quase transborda das páginas à pequena possibilidade da esperança, não falta emoção ao longo de todo o livro. E isso, juntando às surpresas constantes, torna a história impossível de largar.
Finalmente, e ainda relacionado, de certa forma, com todas estas emoções, importa realçar a forma como toda a história se vai encaminhando, num percurso que é todo ele de surpresas, para um final que é também inesperado, mas sobretudo muitíssimo adequado, tendo em conta todo o percurso. Seria tentador optar pelo caminho mais fácil, depois de todos os segredos desvendados, mas o que a autora faz é escolher o que faz mais sentido, o que tem mais impacto e o que, sendo o menos ideal de todos, é também o mais realista.
Intenso, viciante, cheio de surpresas e transbordante de emoções, não é, de todo, um mistério convencional. Mas é, acima de tudo, uma história de segredos contundentes, de verdades difíceis e de um percurso familiar que é muito mais do que apenas as dificuldades do quotidiano. Memorável, em suma.

Sem comentários:

Enviar um comentário