sexta-feira, 12 de junho de 2009

El Tercer León (Floyd Kemske)

Esta é a história de Charles-Maurice de Talleyrand-Périgord, criança descapacitada, seminarista à força e, enfim, um dos homens mais poderosos da França de Napoleão Bonaparte.
A partir do leito de morte do príncipe Taleyrand, Floyd Kemske leva-nos a reviver, com uma escrita magistralmente cuidada, os momentos mais marcantes da vida do moribundo, desde os tempos em que era apenas uma criança pressionada pelas obrigações da nobreza, até ao auge do seu poder manipulador. E, à parte pequenos excessos acerca da vida política actual, este é um livro que consegue cativar o leitor desde o início ao fim.
Como único ponto negativo, realço que, sendo um livro relativamente pequeno, o autor optou por realizar vários saltos cronológicos ao longo da história, deixando por contar alguns pontos da biografia de Talleyrand que seriam sumamente interessantes. Ainda assim, esse lapso pode ser facilmente complementado com um olhar à cronologia incluída no final do livro.
Na minha opinião, não é uma obra prima e algumas partes podiam estar mais exploradas. Ainda assim, é um excelente livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário