sexta-feira, 12 de junho de 2009

Junto à Grand Central Station Sentei-me e Chorei (Elizabeth Smart)

Custa-me pensar neste livro como um romance, quando, face à escrita profundamente poética da autora, a história fica tão claramente relegada para segundo plano.
Neste livro, claramente autobiográfico, Elizabeth Smart fala da sua conturbada relação com o poeta George Barker, da qual resultou um filho. Esta história, contudo, parece desvanecer-se entre as reflexões e divagações da autora, num estilo que, apesar de escrito em prosa, transborda poesia em cada linha, apelando aos sentimentos do autor e agitando-os entre a intriga, a simpatia, a confusão e a piedade.
Ao longo das pouco mais de cem páginas deste volume, Elizabeth Smart contempla o amor em todas as suas formas, com todas as suas virtudes e vícios, um amor capaz de ferir e de matar, de deixar atrás de si um rasto de desolação. E, juntando as referências aos grandes mestres da literatura com a sua própria força poética, o resultado é um livro inesquecível.
Não o recomendaria a quem procura uma história muito desenvolvida. Mas quem procura um texto capaz de fazer pensar e um livro transbordadente de emoções sem dúvida vai apreciar este belíssimo hino ao amor vencido.

Sem comentários:

Enviar um comentário