quinta-feira, 11 de junho de 2009

A Luz (Stephen King)

Por mais livros que leia deste autor, é impossível deixar de me surpreender com as imagens que cria.
Em A Luz, acompanhamos a história de Jack Torrance, anteriormente com problemas de alcoolismo e que, lidando com problemas de escassez financeira, é obrigado a aceitar o cargo de zelador no hotel Overlook. O Inverno é longo, contudo, e o Overlook é muito mais que um edifício luxuoso.
Ao início, é estranho entrar no livro, estando desde já à espera das temíveis imagens apresentadas no magnífico filme baseado na obra. (The Shining). Ainda assim, a sempre cativante escrita de Stephen King guia-nos cuidadosamente através da progressiva decadência da situação, da tranquilidade à inquietude e depois ao medo. A forma como, mesmo antes dos acontecimentos, os pensamentos invulgares se manifestam, como oráculos do que está para vir tornam a leitura deste livro um verdadeiro vício.
E, quando o enredo se adensa, as poderosíssimas imagens, estranhas e perturbadoras, com que King desenvolve a história, as sombras de todos os terrores, bem como as reacções que criam, ficam durante bastante tempo gravadas na memória do leitor, que poderá, sem dúvida, perder até algumas horas de sono.
Mais um livro do mestre do terror... e mais um que me conquistou. Sem dúvida, quero ler mais.

3 comentários:

  1. Acabei de o ler há pouco tempo e não me arrependo nada de ter dado o benefício da dúvida ao "Mestre do Terror", apesar de eu ser um bocado medricas. Adorei a história e vou ler mais livros dele, de certeza.

    ResponderEliminar
  2. essa é a continuaçao de o iluminado?

    ResponderEliminar
  3. Tanto quanto sei são o mesmo livro. Mas em Portugal chama-se A Luz e no Brasil chama-se O Iluminado.

    ResponderEliminar