quinta-feira, 10 de março de 2011

Cinzas (Jennifer Armintrout)

O Oráculo libertou-se. E tem um plano. Mas tudo indica que as suas intenções se cruzarão com as do Devorador de Almas e é, por isso, imperioso impedir que os seus objectivos se consumem. O Movimento, contudo, está reduzido a pouco mais que elementos dispersos e cabe a Carrie, Nathan, Max e Bella fazer os possíveis para impedir o despertar de uma nova era... de caos.
É curioso como, num livro onde a ameaça é mais forte que nunca, o ambiente geral é bastante menos sombrio que, por exemplo, no primeiro livro. Isto deve-se em grande parte às mudanças operadas em Cyrus, a figura mais interessante de toda esta série, e também quem mais mudanças imprevistas acaba por sofrer. Com momentos de uma humanidade quase devastadora e outros de uma insensibilidade quase absoluta, Cyrus é o mais ambíguo de todos os elementos nesta série. E também o protagonista de alguns dos seus melhores momentos.
Claro que o triângulo amoroso Nathan-Carrie-Cyrus continua presente e em força. Mas o mais intrigante neste aspecto é que, apesar dos inevitáveis elementos românticos, a história das atracções e conflitos entre estas personalidades fortes e únicas não se resume às suas interacções comuns. Há relações e sombras no passado, e estas acabam por ser uma força de constante influência, dando origem tanto a momentos de profunda emoção, como a situações constrangedoras e detalhes de um humor delicioso.
Ainda a referir que, num livro que é todo ele viciante e marcado por momentos interessantes, há toda uma série de surpresas e situações de impacto a manter constante a curiosidade. Tanto o segredo de Bella como as mudanças de Cyrus e até a ambiguidade do plano do Devorador e do Oráculo têm mais para explorar do que o que se manifesta à primeira vista. E há ainda novos elementos de contextualização nas lendas e origens tanto de vampiros como de outros seres sobrenaturais, dando à história uma nova complexidade, capaz de dar um sentido mais claro a vários acontecimentos.
Envolvente, com a medida certa de acção e emoção, várias (e intrigantes) surpresas de percurso e um final de impacto, um novo volume para devorar numa série sombriamente fascinante.

1 comentário:

  1. Fiquei a conhecer esta saga aquando do lançamento do "Cinzas".. ate' la', muitas vezes passei pelos primeiro e segundo livros, mas nunca me tinham apelado 'a sua compra..
    Não sei o que me fez comprá-lo, mas fi-lo e não me arrependi.
    Ainda apenas li o 1º e 3º volume, mas estou completamente deliciada com o que li!
    Sensual mas hardcore ao mesmo tempo.

    ResponderEliminar