sexta-feira, 4 de março de 2011

Jesus, o Judeu (César Vidal)

A figura histórica por detrás da imagem venerada. Num livro que se pretende de História e não de teologia, César Vidal apresenta os principais passos da vida de Jesus, enquadrados no contexto da sua época e da fé em que nasceu e cresceu. E é intrigante a forma como, passo a passo, o autor revela elementos que, apesar de maioritariamente aceites como verdadeiros, estão, na verdade, bastante afastados do significado que lhes é normalmente atribuído.
Seguindo uma linha geral desde os primeiros anos de vida e prosseguindo até à morte e para além dela, o autor percorre, baseando-se em fontes bíblicas, mas não só, os principais momentos da vida de Jesus, não como figura divina, mas como homem. E é esta análise do homem e da mensagem, afastada dos dogmas e centrada essencialmente numa caminhada humana, que torna cada aspecto da sua vida, claramente enquadrada nos preceitos da fé judaica, num percurso tão interessante.
Não se trata de uma análise exaustiva, mas sim de um percurso baseado no essencial, uma leitura que permite uma visão bastante abrangente do contexto da época em que terá vivido Jesus, assim como daquilo que os seus actos representariam para as gentes desse tempo, percorrendo, de forma acessível a qualquer leitor (com maior ou menor conhecimento prévio do tema), o essencial da história do homem e das suas circunstâncias. E aqui são ainda de mencionar os apêndices que, não estando tão directamente relacionados com a vida de Jesus como a componente principal do livro, servem também para uma melhor contextualização de elementos como as profecias messiânicas ou as divisões entre os judeus da época.
Uma leitura esclarecedora, em suma, principalmente pela forma clara e sem condicionantes dogmáticas como a figura de Jesus é apresentada: não a imagem divina, mas o homem e a sua história. Muito interessante.

1 comentário:

  1. OLÁ
    ADOREI SEU BLOG E ESTOU SEGUINDO.
    ME SEGUE:
    WWW.AMORIMORTALL.BLOGSPOT.COM
    BEIJOS

    ResponderEliminar