quinta-feira, 25 de julho de 2013

O Senhor Gordo de Mau Humor (François-Xavier Nève e Isabelle Charly)

 Breve, simples e directa, esta é a história - tal como o título indica - de um senhor gordo com um problema de mau humor. Mas um problema tão grande que ninguém se pode sequer aproximar. Isto é, até ao dia em que acontece um incidente muito peculiar. É uma história muito curta, em que as imagens são tão importantes como as palavras, e em que um início demasiado simples acaba por dar lugar a um final bastante bonito.
O texto é, neste livro, resumido ao essencial. E tanto o é que, a princípio, fica a impressão de alguma coisa em falta, principalmente porque o tal senhor gordo de mau humor não é propriamente uma figura simpática. Ainda assim, o ritmo agradável e as imagens que completam as palavras tornam a história cativante. Além disso, a partir de um certo ponto, tudo muda e, ainda que de forma simplificada, a forma como o lado bom das personagens acaba por se sobrepor aos seus traços desagradáveis transmite o essencial de uma mensagem positiva.
Quanto às imagens, reflectem o essencial da história e tornam-na mais viva, contribuindo para tornar a história mais interessante, o que faz delas uma parte essencial deste livro simples, mas bonito. Muita cor e alguns traços peculiares na imagem são também parte do que torna apelativo este pequeno livro.
Simples, mas cativante. É essa, afinal, a impressão que fica deste pequeno livro para pequenos leitores. Um livro interessante, com uma boa história, ainda que, talvez, um pouco breve demais. E uma leitura agradável, em suma.

Sem comentários:

Enviar um comentário