sexta-feira, 26 de julho de 2013

Inferno e Paraíso (Peter S. Hawkins)

Ao longo do tempo, a Divina Comédia, de Dante Alighieri, tornou-se uma referência incontornável. Até mesmo quem não faz a mínima ideia do que seja tal livro pode dar por si a evocar certas referências à obra, ainda que não lhe conheça a origem. Mas traçar um retrato para a obra e para o autor é mais do que uma ideia geral da descida aos Infernos do poeta. Neste livro, Peter S. Hawkins consegue apresentar um retrato sucinto e esclarecedor de autor e obra, completo quanto baste, mas sem se tornar exaustivo ou maçador.
Este não é propriamente um livro destinado a académicos e estudiosos, mas antes ao leitor comum que tenha vontade de descobrir Dante e a sua grande obra. É assim que o autor define o seu objectivo e, em consequência, é inevitável que, para muitas das questões, houvesse necessariamente mais para aprofundar. Ainda assim, o autor consegue traçar um retrato muito claro, e esse é o primeiro dos muitos pontos fortes deste livro. Não fica a impressão de informação em falta, mas também não há dispersão em pormenores desnecessários. Assim, a leitura consegue ser interessante tanto para quem pouco conhece de Dante como para quem já tem algumas noções. Tanto para quem já leu a Divina Comédia como para quem nunca se aproximou.
Outro aspecto bem conseguido deste livro reside no facto de o autor não se limitar a uma exposição da vida do poeta e dos factos e interpretações essenciais da obra. O que acontece é que o autor traça a sua própria análise, cruzando os factos, os elementos do poema e as suas próprias interpretações, numa abordagem sintética, mas completa, escrita num registo agradável e num sistema organizado. Desta organização importa ainda realçar um último capítulo particularmente interessante na abordagem que apresenta à presença de Dante na arte e na literatura dos séculos após a sua morte, considerando diferentes expressões artísticas e realçando a universalidade da obra do poeta.
Ainda um último ponto a referir, e algo que contribui também para que a leitura seja sempre interessante, é o tom de proximidade e de admiração que ocasionalmente transparece das palavras do autor. Centrado nos factos ou na análise - ou na conjugação de ambos - o autor consegue ainda demonstrar o seu fascínio e a sua admiração por Dante e pela sua obra e isso transparece na forma como se expressa. É fácil reconhecer-lhe o entusiasmo e isso contagia quem lê, deixando até uma certa vontade de ler (ou reler) a Divina Comédia.
Inferno e Paraíso, é, assim, uma obra que, não sendo exaustiva nos detalhes e nas referências que desenvolve, consegue construir uma abordagem completa e precisa quer à vida de Dante, quer à sua obra maior, tudo isto num registo que cativa e desperta curiosidade. Dificilmente poderia, por isso, ser mais positiva a impressão que fica deste livro. Recomendo.

2 comentários:

  1. Este livro não foi lançado no Brasil ainda? Só encontrei em livrarias da Europa.

    ResponderEliminar
  2. Pois, não sei. Não tenho grande conhecimento dos lançamentos no Brasil.

    ResponderEliminar